A Cemig lançou em fevereiro de 2024, o Inova Cemig.Lab, o maior programa de inovação aberta do mercado elétrico nacional. A iniciativa tem objetivo de aproximar a Companhia de startups e do ecossistema empreendedor, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro.

Por meio do programa, startups submeterão propostas de desenvolvimento e validação de soluções aos desafios apresentados pela Cemig. Aquelas que forem selecionadas poderão receber apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para a realização de Provas de Conceito (PoC) e o desenvolvimento de soluções que, ao final, poderão ser comercializadas.

No primeiro ciclo, a Cemig selecionou 14 desafios com temas estratégicos que vão desde a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável. O programa está dividido em 5 etapas: Candidatura, Pitch Online, Bootcamp, Pilotos das startups selecionadas (POCs) e, por fim, o Demoday.

Mais desafios

Vale ressaltar que as startups que forem selecionadas poderão ganhar um contrato de fornecimento para a Cemig por até 24 meses, caso a solução desenvolvida seja aprovada pelas áreas técnicas. Nos próximos meses, a Companhia espera lançar novos ciclos com mais desafios.

Para o diretor de Estratégia e Inovação, Maurício Dall’Agnese, o programa é uma grande oportunidade para startups que desejam estar à frente de desafios estratégicos do setor elétrico brasileiro. “A Cemig quer apoiar startups no desenvolvimento de soluções inovadoras. Somos a maior empresa integrada de energia do país, e nossas operações são um excelente laboratório para desenvolver e testar novas ideias. O Inova Cemig.Lab é símbolo do nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e transição energética”.

A mesma opinião é compartilhada pelo gerente de Inovação Aberta, Guilherme Amaral. “Esta é, sem dúvidas, uma oportunidade muito importante para todo o ecossistema empreendedor, não apenas de Minas, como também de todo o país”, ressalta.

O Inova Cemig.Lab integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cemig e o PDI ANEEL com o código D0662.

O programa é operado pela Beta-i Brasil, consultoria global de inovação colaborativa, e será estruturado em ciclos, regidos por editais que apresentarão os desafios em busca de soluções inovadoras de startups.  

As inscrições poderão ser feitas até o dia 28/4. Mais informações sobre o Inova Cemig.Lab podem ser encontradas no site: https://inova.cemig.com.br/lab/cemig-lab/

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)