A Cemig acaba de lançar o Briefing ‘Hidrogênio no contexto do setor elétrico’, originado da chamada de PDI estratégico 23/2024 visando a seleção de propostas e parceiros para aplicação de solução em diferentes setores do mercado. O projeto vem ao encontro das ações da Companhia na adoção de tecnologias limpas e sustentáveis, alinhadas com os compromissos em relação à redução das emissões de Gases de Efeito Estufa.  

Entre os objetivos da chamada, a Cemig pretende implantar uma planta piloto de produção de hidrogênio, com potência mínima de 1 MW e máxima de 10 MW, utilizando eletricidade proveniente de fontes renováveis. 

Além da participação da Cemig, conforme termos da chamada, os projetos desenvolvidos precisarão ter participação obrigatória de um parceiro do setor produtivo (indústria e/ou startup) e de uma entidade de ciência e tecnologia (instituição de ensino superior e/ou de ciência, tecnologia e inovação).  

Aplicação do hidrogênio 

A aplicação do hidrogênio poderá contemplar a produção de amônia e de fertilizantes nitrogenados, combustíveis, armazenamento de energia e descarbonização de processos industriais. 

Esta iniciativa representa um passo significativo na busca por alternativas energéticas mais sustentáveis e na promoção da inovação no setor elétrico brasileiro. 

As empresas e instituições interessadas em participar da chamada e submeter propostas como parceiros para a aplicação do hidrogênio de acordo com as diretrizes da chamada encontram mais informações no Briefing Hidrogênio no contexto do setor elétrico no site Inova Cemig. Acesse o link: https://inova.cemig.com.br/chamadas-e-desafios/desafioinovacao20/  

Foto: Freepik

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)