O segundo ciclo do Inova Cemig.Lab, o maior programa de inovação aberta no país, segue trabalhando intensamente. Nos dias 6 e 7 de novembro, a Cemig promoveu o  bootcamp reunindo 22 startups para apresentarem as suas estratégias aos 14 desafios focados em temas estratégicos da Cemig e do setor elétrico.  

O gerente de inovação aberta, Felipe Cardoso dos Reis, considera o bootcamp um momento chave de colaboração e cocriação entre a Cemig e as startups. Para ele, a intensidade e a qualidade das discussões permitiram alinhar expectativas e refinar as soluções propostas. “Isso garante que cada projeto esteja alinhado aos desafios estratégicos e preparados para gerar valor real no setor elétrico. O engajamento inicial é essencial para construir bases sólidas para o desenvolvimento das tecnologias que transformarão o futuro da energia”, destaca. 

As startups selecionadas irão para a próxima fase que consiste na realização dos pilotos e Provas de Conceitos (POCs). Já na última etapa, as finalistas assinarão um contrato para validar, desenvolver e escalar as soluções. Para isso, cada uma delas receberá apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão que será utilizado exclusivamente no desenvolvimento da tecnologia. O objetivo é que ao final do programa as soluções aprovadas sejam utilizadas pela Cemig e comercializadas no mercado. 

Sobre o Inova Cemig.Lab 

O Programa Inova Cemig.Lab é uma ação do Inova Cemig que visa conectar a Cemig com startups em busca do desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas para o setor elétrico brasileiro. Um dos seus objetivos é impulsionar a modernização da infraestrutura, expandir a oferta de energia, além de democratizar o acesso à energia e a competitividade da empresa. 

O ciclo 1 do Inova Cemig.Lab selecionou 13 startups, com um investimento aproximado de R$ 16,8 milhões. A escolha dessas startups, que serão aceleradas pela Cemig, ocorreu por meio de um edital internacional que atraiu mais de 250 propostas provenientes de 17 estados brasileiros e 10 países de todos os continentes. Minas Gerais destacou-se com 48 startups selecionadas.

O Inova Cemig.Lab faz parte do programa de PDI ANEEL código PD-04950-0662/2023.

Saiba mais sobre o Inova Cemig.Lab.

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)