As várias maneiras como a inteligência artificial (IA) vem transformando o mundo e o setor elétrico foram alguns dos principais assuntos abordados durante o debate “O Impacto da IA nas Profissões e na Evolução do Setor Elétrico”, realizado na última quarta, 13/11, no auditório da Cemig. Mediado pelo gestor do Núcleo de Inteligência Artificial, Tales Brumon, o evento contou com palestras do gerente de negócios da NVIDIA para o setor de energia na América Latina, Alaor Neto, e do especialista em contas estratégicas do setor elétrico no Google Cloud, Henrique Brito.   

O evento apresentou cases de sucesso que evidenciam o potencial da IA na transformação dos sistemas elétricos e na melhoria do atendimento ao cliente. Além disso, foram discutidas as promissoras perspectivas para o futuro com a tecnologia abrindo caminho para soluções cada vez mais inteligentes e personalizadas no setor. 

Durante a palestra, Alaor Neto ressaltou a importância para a democratização do uso do IA e foi enfático ao afirmar que a IA é meio, não o fim. “Cada vez mais as pessoas têm essa tecnologia na palma de suas mãos. Eu duvido que todos aqui não tenham pelo menos um app que utilize a inteligência artificial”, sinalizou. 

Cemig discute o impacto da inteligência artificial no setor elétrico e nas profissões

O gerente de negócios da NVIDIA para o setor de energia na América Latina, Alaor Neto

Em sua análise, Henrique Brito evidenciou o portfólio do Google e apresentou a inteligência artificial como ferramenta para otimizar processos e solucionar problemas em diversos setores, dentre eles, o elétrico. “No mundo atual, tudo está conectado à internet. Não dá para imaginar a nossa sociedade sem essas conexões. E com a inteligência artificial não vai ser diferente. Já estamos caminhando para tornar indispensável a sua utilização”. 

Cemig discute o impacto da inteligência artificial no setor elétrico e nas profissões

Henrique Brito, especialista em contas estratégicas do setor elétrico no Google Cloud

Para o gestor o gestor do Núcleo de IA, o evento foi uma oportunidade para discussão dos impactos imediatos e futuros do uso da IA no setor elétrico, influenciando direta e indiretamente a forma como enfrentamos os desafios cotidianos do trabalho. “A Cemig possui atualmente cerca de 30 projetos em diferentes estágios de maturidade que aplicam a IA para solucionar desafios específicos do setor, confirmando a tendência de adoção massiva dessa tecnologia. Este é um caminho sem volta, e estamos determinados a capturar o máximo de valor para a Companhia por meio da IA”, destaca Tales. 

Cemig discute o impacto da inteligência artificial no setor elétrico e nas profissões

Tales Brumon

Investimentos em projetos de inteligência artificial

A Cemig vem investindo significativamente no desenvolvimento de soluções baseadas em IA, com o objetivo de atender as necessidades complexas do setor elétrico brasileiro. Além dos desafios inseridos nos ciclos do Inova Cemig.Lab, as tecnologias contribuirão para, entre outros benefícios, resolver problemas da área, melhorar o atendimento ao cliente e alcançar novos patamares de eficiência operacional. Esses avanços, mais uma vez, posicionam a Companhia como uma empresa inovadora e, também, colaboram para a transformação digital no Brasil. 

Parceria com o Google Cloud

Recentemente, Cemig e Google Cloud fecharam um acordo que permitirá a startups, institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e universidades participantes do Inova Cemig o acesso às tecnologias do Google Cloud, além de um ambiente robusto, escalável e seguro para experimentação, testes e validação de soluções inovadoras. 

Leia mais no nosso site: https://inova.cemig.com.br/central-de-noticias/cemig-google-cloud-tecnologico-inovacao-setor-eletrico/  

Fotos: Cemig Online

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)