
‘Como unificar a base de dados e centralizar a gestão de um vasto portfólio de imóveis e ativos?’. É com essa pergunta que a Cemig desafiou startups a desenvolverem soluções para o ciclo 1 do Inova Cemig.Lab, considerado o maior programa de inovação aberta do setor elétrico do Brasil. A selecionada foi a E-Fluxus, empresa de origem paulista, com foco em Inteligência Artificial (IA) para leitura e análise de documentos e contratos.
Sócios-fundadores da E-Fluxus, Simone Ikeda e Valdir Pereira, contam que estar no Inova Cemig.Lab é uma oportunidade para acessar empresas fora do mercado financeiro – o nicho principal da startup. “Estamos ampliando os nossos horizontes e participar do programa nos permite criar algo inovador com aplicação prática imediata. Estamos entusiasmados”, destacam.
A solução que está sendo desenvolvida passou pelas Provas de Conceito (POCs) obtendo bons resultados, segundo os sócios que aguardam as próximas etapas. “A nossa startup e seu produto são confiáveis e de ponta. Do outro lado, temos uma grande empresa, sólida e séria, com equipes e profissionais brilhantes. Estamos todos nós alinhados e envolvidos em um projeto inovador para resolver um problema efetivo da Cemig”, explicam.
A participação da área de Gestão de Imóveis no Inova Cemig.Lab surgiu diante da necessidade de estruturar a base de dados, já que muitas demandas recebidas de outras diversas áreas da companhia, costumam consumir tempo nas respostas, como explica o analista de soluções de serviços corporativos, Wagner Adauto Henriques de Oliveira. “Esse tempo despendido se dá em função de pesquisas realizadas nos sistemas disponíveis onde o somatório delas resulta na entrega final da demanda. Com a E-Fluxus, estamos convictos que, ao estruturarmos e atualizar nossa base de dados dos imóveis, nosso tempo de resposta será mais ágil e assertivo”.
Foto: Divulgação/E-Fluxus
Leia também:
Desafio do programa Inova Cemig.Lab busca soluções inovadoras para sustentabilidade
Startup nordestina desenvolve solução para a área de Engenharia, Automação e Sistemas da Cemig