O EnergyGPT será uma plataforma customizada para o contexto do setor elétrico brasileiro
Sempre atenta ao movimento global para inovação no setor elétrico, a Cemig, em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), anunciou na terça, 21/11, o início do desenvolvimento do EnergyGPT, um projeto pioneiro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no âmbito do Programa de PDI da ANEEL.
O EnergyGPT será uma solução de inteligência artificial (IA) generativa especificamente adaptada para atender às necessidades complexas do setor elétrico brasileiro e, entre outras coisas, facilitar o acesso das empresas e do cidadão a informações estruturadas deste mercado.
A solução proposta pelo projeto deverá ser uma plataforma de IA avançada, inspirada na tecnologia ChatGPT, porém, customizada para o contexto do setor elétrico brasileiro. Este sistema de IA tem como objetivo otimizar processos e oferecer suporte estratégico em áreas críticas, como o jurídico e a proteção de receita. A iniciativa representa um marco na aplicação de tecnologias de ponta para a melhoria da eficiência e inovação no setor.
Testes com o EnergyGPT
Durante o seu desenvolvimento, o EnergyGPT será testado em várias áreas estratégicas, onde se espera que a IA forneça insights valiosos, aumente a eficiência operacional e ajude na tomada de decisões críticas. No departamento jurídico, por exemplo, o sistema poderá auxiliar na análise de demandas do contencioso. Já na proteção de receita, espera-se que a IA contribua para avaliação e tratamento de informações otimizando o faturamento.
Liderança em inovação
O projeto, segundo o diretor de P&D, Inovação e Transformação, Maurício Dall’Agnese, reforça a posição de liderança da Cemig na aplicação de inteligência artificial no setor elétrico. “Já desenvolvemos aplicações em O&M, segurança, despacho de usinas, comercialização de energia, e agora teremos um large language model com capacidade de resolver diversos desafios ao mesmo tempo. Este projeto é especialmente feliz em reunir a Companhia enquanto empresa líder em inteligência artificial no setor elétrico, e a UFG, que é uma referência em pesquisa e desenvolvimento em inteligência artificial”.
O gerente de P&D, Inovação e Transformação, Donorvan Rodrigo Fagundes, também destaca o EnergyGPT como mais uma solução que posiciona a Companhia como líder em inovação no setor. “O projeto, não só demostra a viabilidade e necessidade de utilização de inteligência artificial no setor elétrico como suporte técnico, regulatório, jurídico entre outras atividades, como denota uma nova era de tecnologia que beneficiará o cliente e as concessionárias de energia de forma integrada e neste sentido a Cemig saiu na frente”, comemora.
Parceria
O técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Cemig, Carlos Alberto de Sousa, ressalta a união entre Cemig e CEIA da UFG, reconhecida pelo desenvolvimento de soluções inovadoras de alto impacto para empresas e para a sociedade. “Por meio do uso de dados e inteligência artificial, a solução promete avanços tecnológicos, além de causar impactos positivos e significativos para a sociedade, alinhando-se com os objetivos de transformação do setor elétrico brasileiro através do PDI Aneel”.
Carlos ainda completa que, por meio do EnergyGPT, espera-se estabelecer um novo padrão em tecnologia e inovação no setor elétrico. “Este projeto não apenas coloca o Brasil na vanguarda da aplicação de IA no setor elétrico, mas também abre caminho para futuras inovações que podem revolucionar a indústria e beneficiar a sociedade como um todo”.
A diretora executiva do CEIA, Telma Soares, também destacou a parceria para o desenvolvimento da tecnologia. “Este é um dos projetos mais importantes do Centro de Excelência em Inteligência Artificial. O projeto tem um potencial alavancador para o setor de energia e para o ecossistema empreendedor no Brasil. A solução a ser desenvolvida impacta toda uma cadeia inovadora a qual poderemos utilizar em problemas e desafios que tenham o texto como fonte de insumo de dados”.
Projeto de P&D CEMIG/ANEEL PD-04950- D0677- EnergyGPT: modelo de linguagem natural de grande porte para aplicações no setor elétrico.
Foto: Freepik