A Cemig deu mais um passo importante em sua jornada de inovação aberta com o bootcamp do Inova Cemig.Lab, realizado nos dias 24 e 25 de junho em Belo Horizonte (MG). O evento reuniu 24 startups selecionadas para o programa, considerado o maior do gênero no país, para apresentarem suas estratégias e propostas para 12 desafios propostos pela companhia.
Ao longo de dois dias, o bootcamp contou com treinamentos, dinâmicas e interações entre as startups e equipes técnicas da Cemig. As startups vencedoras assinarão um contrato para validar, desenvolver e escalar as soluções, inclusive com fornecimento para a companhia que está em busca das melhores soluções com capacidade de aplicação não apenas para o setor elétrico, mas também para outros mercados.
Durante o evento, o diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese, ressaltou que o Inova Cemig.Lab representa um marco no compromisso da companhia com a inovação, a sustentabilidade e a transição energética. “Esse programa também é uma oportunidade valiosa para impulsionar o desenvolvimento de soluções que beneficiem o setor elétrico e a sociedade como um todo”, avaliou.
O gerente de Inovação Aberta da Cemig, Guilherme Amaral, destacou o excelente nível das startups, que, segundo ele, possuem experiências diversas em vários setores. “O bootcamp foi mais do que a apresentação de soluções, foi também o palco onde startups e especialistas se uniram para validar as tecnologias que poderão ser integradas nas operações da companhia. É uma oportunidade para negociar e construir as propostas de desenvolvimento desses projetos em conjunto”.
De norte a sul
Mais de 250 startups de 10 países se inscreveram na primeira edição do Inova Cemig.Lab, mostrando o alcance global da iniciativa. Do Brasil, 17 estados estiveram presentes, com participantes superando diversos desafios para participar do bootcamp como foi o caso de Carlos Henrique Bischoff, gerente comercial da Pix Force, que, mesmo diante das adversidades climáticas no Rio Grande do Sul, viajou por 21 horas para participar do evento. “Fizemos uma peregrinação, mas valeu muito por estar entre as startups selecionadas em um evento promovido pela Cemig que é uma empresa bem-conceituada no cenário nacional e global do setor elétrico”, conta ele ao lado do executivo comercial, Vinícius Aquino, que completou. “Essa é a oportunidade de customizar as soluções prontas para uma companhia relevante que nos dará todo o respaldo dentro do mercado”.
Do Porto Digital do Recife (PE), o líder de relacionamento da Loomi, João Suassuna, trouxe soluções para o desafio de atendimento ao cliente, propondo uma tecnologia já disponível em outros setores e que poderá ser adaptada para o setor elétrico. “A Cemig tem grande relevância no mercado e, para nós, é muito importante estar nessa imersão, podendo aprofundar a nossa proposta e, quem sabe, desenhar esse piloto para trabalhar juntos”, vislumbrou.
Já Antônio Augusto e João Henrique, fundadores da H3aven, de BH, defenderam uma solução de digitalização e automação de processos de suprimentos que poderá ser aplicada a outros setores além do elétrico. “Estamos aqui querendo criar o maior impacto possível com o nosso projeto voltado para todo o mercado”, destacaram.
Ciclo 2
Com o sucesso do programa Inova Cemig.Lab, a Cemig lançou no dia 6 de junho mais 15 desafios para as startups, que poderão ser acessados no site https://inova-lab.cemig.com.br/.
O programa Inova Cemig.Lab tem como objetivo conectar a Cemig com startups para o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas para o setor elétrico brasileiro, impulsionando a modernização da infraestrutura, a expansão da oferta de energia, a democratização do acesso à energia e a competitividade da empresa.
Leia também:
Startups podem receber da Cemig até R$1,6 milhão para financiar projetos
Fotos: Netum Lima