Mais uma vez, a Cemig dá um passo importante no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para comunicação e segurança de barragens com o aprimoramento do Dispositivo Individual para Notificação (DIN), sistema que tem como função principal atuar como protocolo de segurança em prol dos moradores de áreas de risco em caso de emergência.

O DIN é um dispositivo compacto que emite sinais sonoros e visuais para comunicar a população residente em áreas próximas a barragens. O envio das mensagens melhora a segurança da população, pois garante um canal de comunicação seguro e confiável entre os órgãos de defesa civil e as edificações localizadas em áreas de risco.  

Desenvolvido entre 2020 e 2023, em sua primeira versão, o DIN adotou a tecnologia Long Range Wide Area Network (LoRaWAN), sendo implementado nas cidades mineiras de Piau, Divinópolis e Carmo do Cajuru. Durante essa fase, aproximadamente 440 unidades do equipamento foram distribuídas para utilização entre os moradores dessas localidades.

A nova versão do dispositivo incluirá novas tecnologias, como o Narrow Band Internet of Things (NB IoT), que permitirá a implantação rápida em regiões que já possuam essa cobertura oferecida pelas operadoras de telefonia celular. Além de se mostrar confiável e de ativação rápida, a tecnologia possui baixo custo para uma ampla área, a partir do tráfego de pequenos pacotes de informação. “Com o investimento em tecnologias de ponta para comunicação e segurança, a Cemig garante uma grande flexibilidade para o empreendedor responsável pela barragem”, explica o diretor de Estratégia e Inovação, Maurício Dall’Agnese. 

O gerente de PDI, Inovação e Transformação, Donorvan Rodrigo Fagundes, completa que este projeto é mais uma demonstração do empenho técnico e tecnológico da Cemig tendo a segurança como fator mais importante. “Esta solução é voltada a comunicação mais efetiva com as comunidades do entorno dos empreendimentos de geração hidráulica, trazendo maior segurança e confiabilidade ao usuário”. 

Tecnologia no mercado 

Além de atuar em barragens operadas pela Cemig, a ideia é que o sistema DIN seja comercializado e utilizado por outras empresas de energia elétrica titulares de hidroelétricas. Inclusive, o dispositivo poderá ser aplicável em outros segmentos que demandam soluções para o envio de notificações ou mensagens de emergência como mineradoras, usinas nucleares, indústrias químicas e petroquímicas, prefeituras, associações, cooperativas e outros.   

O gerente de Planejamento Energético, Ivan Carneiro, destaca o potencial da solução para o mercado. “O DIN é uma solução de alerta sonoro para atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragens que também traz uma pressão positiva no mercado. Criamos uma competição às sirenes fixas usualmente utilizadas e que apresentam preços muito significativos para implantação. A continuidade de seu desenvolvimento e inserção no mercado pode dar abrangência para não ser uma solução única da Cemig, podendo ser utilizado inclusive em outros riscos, como deslizamentos, enchentes urbanas ou até mesmo para barragens de mineração”. 

Cemig aprimora a tecnologia a serviço da segurança em barragens 

Comercialização  

Após a fase de produção do aparelho DIN, nesta segunda etapa será criado o procedimento de homologação de empresas integradoras, que poderão implantar desde a rede de telecomunicações LoRawan até a instalação do sistema supervisório da rede de dispositivos. Serão desenvolvidos procedimentos operacionais padrão para projeto, implantação, aquisições, manutenção e operação. Com a participação de uma empresa piloto, a validação do processo de habilitação de novos integradores permitirá a criação de uma rede de atendimento de abrangência nacional, aproveitando a sinergia com empresas que já atuam no mercado de telecomunicações e notificação em massa. 

A comercialização do sistema DIN no mercado garante a sua vida útil a longo prazo, permitindo a incorporação de novas experiências de uso e, assim, gerando um catálogo de soluções de notificação cada vez mais robusto. “Com a instalação de dispositivos internos às edificações em área de risco, o processo de segurança passa a trazer a população para também ser protagonista e conhecedoras dos procedimentos de autoproteção”, destaca o gerente da continuação do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, Diogo Carneiro R. B. Martins. 

Sustentabilidade e segurança 

O desenvolvimento da tecnologia reforça, mais uma vez, o compromisso da Cemig com a sustentabilidade e segurança, uma vez que a tecnologia resultará em impactos positivos na qualidade de vida da comunidade por meio de maior confiabilidade das notificações de emergência próximo as áreas de barragens. 

O DIN é um projeto do PDI Aneel com código GT0668 criado pela Cemig em parceria com a Fundação para Inovações Tecnológicas.  

Clique aqui e saiba mais sobre o DIN.

Fotos: Divulgação

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)