A Cemig recebeu, nos dias 5 e 6 de dezembro, especialistas em armazenamento da Huawei, empresa líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, para uma rodada de workshops sobre o uso de aplicações de armazenamento em baterias. A inciativa contou também com profissionais da companhia das áreas de geração, transmissão e distribuição de energia.    

Na ocasião, foram apresentadas soluções para os desafios propostos pela Cemig. Já no segundo dia, a Huawei apresentou, de forma mais detalhada, a sua atuação no mercado, além de mostrar o cenário de aplicação de sistemas de armazenamento no Brasil e no mundo. Também receberam atenção as aplicações de BESS na Frente do Medidor, associado à geração, em Micro Redes, em aplicações de processos de Missão Crítica e suas soluções para carregamento de veículos elétricos.   

A Gestora do Núcleo de Armazenamento e Baterias, Michele Reis, explica que o workshop foi um desdobramento de diversos outros encontros realizados pela Cemig com fornecedores visando a apresentação de iniciativas sobre armazenamento com baterias. “O encontro proporcionou uma ampla troca de experiências e discussões técnicas sobre requisitos, especificação, operação e segurança dos sistemas de armazenamento”, destacou.  

Cemig recebe líder global em soluções para workshop sobre armazenamento em baterias

Sistemas de armazenamento em baterias  

Em agosto, Michele participou da CIGRE Session Paris 2024, a principal conferência do setor elétrico mundial, para apresentar um artigo sobre desafios e as perspectivas de alternativas energéticas para países em desenvolvimento. Ela ainda destacou os sistemas de armazenamento e baterias, além de estudos de ferramentas inovadoras de análise e planejamento da rede na Cemig Distribuição. 

 Saiba mais acessando este link: https://inova.cemig.com.br/central-de-noticias/cemig-cigre-conferencia-setor-eletrico-em-paris/ 

Fotos: Divulgação

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)