Destacando-se como referência em inovação, a Cemig esteve presente na CIGRE Session Paris 2024, reconhecida como a principal conferência do setor elétrico mundial, realizada entre os dias 25 e 30 de agosto na capital francesa. Durante o evento, a gestora de Inovação Aberta da Cemig, Michele dos Reis Pereira, compartilhou seus conhecimentos por meio da apresentação de um artigo que aborda os desafios e as perspectivas promissoras de alternativas energéticas para países em desenvolvimento.
O artigo da gestora, selecionado entre quatro trabalhos brasileiros, representou o Comitê de Estudos C1 – Brasil e foi apresentado na sessão, abordando os desafios enfrentados pelo crescimento exponencial de fontes renováveis no sistema elétrico brasileiro, especialmente os impactos nos processos de conexão de novas usinas fotovoltaicas. O trabalho destacou ainda, entre outros temas, os sistemas de armazenamento e baterias, além de estudos de ferramentas inovadoras de análise e planejamento da rede na Cemig Distribuição.
Compromisso com a inovação
Para a gestora, a apresentação na CIGRE vem coroar todo o processo de adaptação e superação dos desafios e investimentos em ativos e inovação que estão sendo realizados pela companhia nos últimos anos. “A seleção e a apresentação deste artigo em um ambiente tão relevante do setor elétrico mundial é um orgulho para mim e demonstra a relevância da Cemig e de Minas Gerais no processo de transição energética no Brasil”, ressalta.
O diretor de Estratégia e Inovação, Maurício Dall’Agnese, reitera que, ao apresentar o trabalho na renomada CIGRE, a Cemig demonstra seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no setor elétrico. “Essa participação é um reconhecimento às iniciativas pioneiras da empresa e abre portas para novas parcerias internacionais”, comemora ele, que completa: “Essa é também uma oportunidade única para fortalecer nossa posição como líder em soluções energéticas inovadoras”.
Projetos inovadores da Cemig
Nesta edição, a CIGRE discutiu a transição energética, com foco na governança de diversos setores do sistema elétrico e no papel de ativos não convencionais, como o armazenamento. A Cemig, por sua vez, se destaca por meio das operações da planta piloto do Sistema de Armazenamento de Energia por Baterias (SAEBs), iniciadas dentro do campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Já em 2024, foi anunciado um projeto pioneiro no Brasil para desenvolver, testar e preparar a industrialização e comercialização do Bess Móvel, uma solução inovadora de armazenamento de energia que permitirá a substituição de geradores a diesel, resultando na redução das emissões de gases do efeito estufa.
Leia sobre o SAEBs neste link.
Descubra mais sobre o Bess Movel.
CIGRE Session Paris 2024
A CIGRE Session Paris 2024 é um evento bienal organizado pela Conseil International des Grands Réseaux Électriques que reúne especialistas, engenheiros, pesquisadores e profissionais da indústria de energia elétrica de todo o mundo para discutir avanços técnicos, compartilhar conhecimentos, apresentar pesquisas e debater os desafios e inovações no setor de energia elétrica. O evento também apresentará perspectivas do hidrogênio e todos os aspectos do ESG, entre outros temas.