A Cemig, primeira distribuidora de energia elétrica a adotar o meio de pagamento por Pix, dá mais um passo com o desenvolvimento de um projeto-piloto inovador de pagamentos instantâneos de faturas, utilizando a tecnologia Open Finance, o sistema bancário aberto regulado pelo Banco Central. Inédita no mercado, essa solução oferece aos clientes mais praticidade e segurança ao pagar suas contas, revolucionando a experiência do consumidor no setor de energia. 

A solução está sendo desenvolvida em parceria com a
BillApp, startup mineira de Belo Horizonte, e, nesta primeira fase, estará disponível para aproximadamente 30 mil clientes que receberão, por e-mail, um convite exclusivo para participação. 

O pagamento instantâneo será realizado diretamente pelo celular, permitindo que os clientes escolham a instituição financeira de sua preferência para efetuar a transação. Após a seleção do banco, o pagamento será concluído sem a necessidade de digitar, escanear ou copiar códigos de barras ou chaves Pix. A solução abrirá automaticamente o aplicativo bancário na tela de confirmação, agilizando o processo. Por garantir melhor experiência dos clientes e promoção da cidadania financeira, todos os testes serão feitos em ambiente seguro e controlado.

Jornada digital 

Além de otimizar o tempo de pagamento das contas, a tecnologia proporcionará aos clientes uma jornada digital completa. Entre os benefícios, destacam-se a redução de custos com tarifas bancárias, o impulso à digitalização dos serviços e o fortalecimento do relacionamento com os clientes, que contarão com uma funcionalidade moderna e eficiente para efetuar os pagamentos. 

Após a conclusão do projeto, prevê-se a ampliação da inovação para outros serviços públicos, como contas de água, impostos e tributos, por meio do licenciamento da funcionalidade. A inciativa prevê ainda a sua aplicação e disponibilidade em outros setores do mercado.

Próximos passos

O diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese, explica que a solução estará disponível nos canais da Cemig Distribuição, como o site da Agência Virtual, o Aplicativo Cemig Atende e o Whatsapp após a atual fase de testes. Ele também reforça para a segurança da solução. “A utilização do Open Finance assegura confiabilidade e se integra com o banco de preferência do cliente, permitindo iniciar o pagamento da conta de energia a partir do ambiente da Cemig. Assim, garantimos que todas as transações financeiras sejam realizadas com a máxima segurança bancária”.  

A realização do piloto, segundo o gerente de Recuperação de Receita, Wellington Cancian, vai além do teste para validação da solução inovadora. “O projeto contribui estrategicamente para a digitalização da Cemig, oferecendo, de forma pioneira e inovadora, experiências modernas e seguras de pagamento digitais disponíveis aos clientes. A solução também quer contribuir para uma redução dos custos atuais de arrecadação da empresa”.

A solução está em desenvolvimento por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI ANEEL sob o número PD-04950-0676/2023.

Tecnologia premiada 

Em novembro de 2023, o projeto foi contemplado com o prêmio de Melhor Startup ou Solução Inovadora durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica – SENDI, evento nacional mais relevante para empresas de energia elétrica. A premiação foi entregue ao parceiro BillApp em função do desenvolvimento da solução em parceria com a Cemig. A solução ou a startup mineira foram também apresentadas em outros eventos recentes e relevantes do setor elétrico como o CIDE 2024 e a Startup Summit 2024 (como TOP3 Startup). 

Conheça mais sobre o projeto aqui

Saiba mais sobre o Open Finance. 

Foto: Freepik

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)