Premiação aconteceu no Sendi, considerado o principal encontro do segmento de distribuição de energia elétrica no país

A BillApp, responsável pelo projeto Cemig Pay, selecionado no Desafio Cemig de Inovação e desenvolvido no âmbito do Programa do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação sob o número D0676 da Aneel, recebeu o prêmio de Melhor Startup durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi), realizado entre os dias 07 e 10 de novembro em Vitória (ES). Considerado o principal encontro do segmento de distribuição de energia elétrica no país e na América Latina, o evento foi promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) sob a coordenação da EDP.

Nesta edição o Sendi, pela primeira vez, disponibilizou um espaço de inovação onde 16 startups tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos e serviços para o setor energético. Entre as principais pautas, a digitalização, a descarbonização e a descentralização no centro das discussões no evento que contou ainda com uma série de palestras ministradas por mais de 20 personalidades nacionais e internacionais, além da apresentação de mais de trabalhos técnicos e expositores.

Cemig e BillApp celebram prêmio conquistado no maior evento de distribuição de energia elétrica da América Latina

Reconhecimento

Para o diretor executivo da BillApp, Lenon Rodrigues, o título de melhor startup vem coroar, não apenas o projeto, como também a parceria com a área de inovação da Cemig. “Ser premiado no maior evento de distribuição, além de ser, obviamente motivo de muito orgulho e satisfação, abre uma perspectiva enorme porque é uma solução que a gente está trazendo para todo o mercado, além, é claro, da Companhia”, comemora ele ao lado de Gilson Paulillo, um dos fundadores da empresa.

Lenon ainda explica que, além da Cemig, outras empresas de segmentos diversos também poderão ser beneficiadas com a solução que vem sendo desenvolvida utilizando mecanismos que proponham uma jornada segura, ágil e totalmente digital para os clientes. “Avaliamos que haverá uma redução no custo final no processo de arrecadação das contas. Ou seja, de alguma forma, todos sairão ganhando”, avalia.

Parceria com a Cemig

Representando a Cemig no Sendi, o gerente de P&D, Inovação e Transformação, Donorvan Rodrigo Fagundes, comemorou o reconhecimento da BillApp e destacou a importância desta parceria. “Esse prêmio, sem dúvidas, representa que a Cemig está em um caminho de inovação, buscando estar sempre na vanguarda de novas tecnologias”.

Ainda segundo Donorvan, a criação do Cemig Pay revela que a Companhia quer estar cada vez mais próxima do cliente. A prova disso é o desenvolvimento deste produto considerado mais efetivo nas cobranças e recebimento de pagamentos. “Caso seja alcançada, teremos uma solução revolucionária que promoverá uma melhor experiência, tanto para a Cemig, quanto para o cliente”.

Sobre a solução

Tratado como um sistema inovador para pagamento e arrecadação, o Cemig Pay promete, além de otimizar o tempo, disponibilizar, de forma completa, a jornada digital dos consumidores. A solução poderá ser aplicada em multicanais de atendimento ao cliente como e-mail, WhatsApp, aplicativo ou site. O seu objetivo será reduzir o custo com os boletos, promover a digitalização dos serviços em empresas públicas e, de quebra, melhorar o relacionamento com os clientes.

Sendi 2025 em BH

O Sendi acontece desde 1962 e neste ano reuniu diferentes stakeholders do mercado de energia. O evento contou com 3,5 mil participantes e uma ampla programação que incluiu mais de 220 trabalhos técnicos apresentados, exposição com 150 empresas, 39 palestrantes, o Rodeio Nacional dos Eletricistas com a participação de 15 equipes de seis estados brasileiros, pitchs com mais de 20 startpus, além de networking, workshops e atrações culturais e artísticas. O seminário já está confirmado para 2025 e será realizado em Belo Horizonte (MG), tendo como empresa anfitriã a Cemig e realização da Abradee.

Foto: Divulgação/Sendi/BillApp

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)