Com o objetivo de aprimorar o atendimento ao cliente, gerando mais agilidade e rapidez, além de promover a melhoria na confiabilidade e sustentabilidade da sua rede de distribuição, a Cemig faz uso do sistema integrado de análise e de ferramentas digitais de monitoramento, prescrição e medição de impactos em possíveis interrupções de energia na rede de distribuição.

OBJETIVoS

Sistema integrado que opera em uma perspectiva de antecipação de riscos e possíveis falhas na rede de distribuição da Cemig.

PrODUTO
GERaDO

No projeto foi desenvolvido um modelo quantitativo inovador para suporte à tomada de decisão sobre as atividades de manutenção preventiva, visando uma racionalização dos gastos e melhoria dos indicadores de qualidade. Tendo demonstrado condições claras para a melhoria da gestão dos ativos da empresa, não apenas pelos ganhos com as mudanças na forma empregada, mas também pela criação de um ciclo virtuoso na diminuição de gastos relativos à manutenção. Para tanto, foi criado um pacote de modelos quantitativos avançados, com larga abrangência de dados (ativos, geográficos, falhas, manutenções, obras, clima, etc), com vistas a fornecer uma recomendação sobre as manutenções a serem realizadas de forma preventiva, por meio de um ranqueamento de investimentos.

DESCRIÇãO
TÉCnICA SUcINTA

BENEfÍCIOS

A implantação do sistema integrado traz benefícios diretos para os clientes da Cemig, uma vez que busca tornar o atendimento mais ágil quando da interrupção de energia em alguma localidade. Isso porque o dispositivo consegue monitorar a rede de distribuição da Companhia. A iniciativa permite que a empresa tenha uma maior previsibilidade do sistema elétrico em sua área de concessão, de maneira a contribuir, também, para mitigar despesas operacionais.

Valor total

cerca de R$ 5,8 milhões

Prazo de execução

16 meses

Início

janeiro/2022

Conclusão

março/2023

Executora

A.T. Kearney Consultoria e Gestão Empresarial

Entidades envolvidas

A.T. Kearney de Gestão Empresarial e Cemig D