Em razão da complexidade do projeto Análise de Arranjo Técnico e Comercial Baseado em uma Planta Piloto de Sistema Distribuído de Armazenamento de Energia em Alimentador Crítico da Rede de Distribuição de 13,8 kV, ele foi dividido em duas partes. A primeira foi encerrada em julho de 2022 e, este detalhamento, diz respeito à segunda fase da iniciativa. A etapa II tem o objetivo de estabelecer um “roadmap” para implantação de Sistemas de Armazenamento de Energia por Bateria (SAEBs) em alimentadores da Cemig, integrados às práticas e sistemas operacionais do COD, consolidando e expandindo os resultados alcançados na fase anterior do projeto.
OBJETIVoS
A proposta do projeto é avaliar, por meio de um projeto piloto, os diversos aspectos relacionados à integração de Sistemas de Armazenamento de Energia em Baterias (SAEBs) conectados à rede de distribuição de energia elétrica. O projeto piloto proporcionará, em real grandeza, a análise dos impactos relacionados à integração dos SAEBs, incluindo impactos técnicos, regulatórios e econômicos, impactos na operação do sistema de distribuição e impactos ambientais.
PrODUTO
GERaDO
A implantação de uma Planta Piloto permite a aplicação de uma metodologia básica para a obtenção de uma avaliação abrangente das possibilidades oferecidas pelos SAEBs às redes de distribuição. Ela englobará a especificação, aquisição e uma extensiva experimentação de uma planta constituída por 2dois SAEBs. Para a consecução desta avaliação, um conjunto de atividades deverá ser realizado.
DESCRIÇãO
TÉCnICA SUcINTA
BENEfÍCIOS
Os Sistemas de Armazenamento de Energia com Baterias (SAEBs) se destacam pela versatilidade, pois mostram-se capazes de prover diferentes serviços, como back-up, arbitragem e compensação da variabilidade de geração eólica e solar, por exemplo. Eles possibilitam maior penetração dessas fontes renováveis e, consequentemente, a redução das emissões de gases de efeito estufa. Adicionalmente, dada sua modularidade, as baterias se mostram aptas a diferentes aplicações, desde sistemas residenciais ou isolados de pequeno porte até aplicações centralizadas de alta capacidade.
Valor total
cerca de R$11 milhões
Prazo de execução
12 meses
Início
junho/2023
Conclusão
junho/2024
Entidades envolvidas
Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec); Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM); Concert Technologies; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Christiano Ottoni (FCO).