O Brasil é conhecido mundialmente como referência por sua matriz energética baseada em fontes renováveis. O Hidrogênio (H2) Verde é aquele produzido com eletricidade oriunda dessas fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, biogás, entre outros. Ou seja, o H2 Verde é obtido sem emissão do gás carbônico (CO2). Alinhada a essa perspectiva sustentável, o objetivo desse projeto é traçar um panorama do mercado de H2 Verde em Minas Gerais, de maneira a criar e aplicar a metodologia de um Roadmap tecnológico e estratégico sobre o assunto.

OBJETIVoS

Alguns trabalhos serão desenvolvidos ao longo das etapas do projeto. Os principais resultados serão um panorama do mercado de H2 Verde em âmbitos global, nacional e regional; a criação da metodologia para desenvolvimento do Roadmap regional; e a aplicação do Roadmap Tecnológico-Estratégico para o H2 Verde no ambiente de negócios em Minas Gerais.

PrODUTO
GERaDO

O projeto se propõe a desenvolver uma metodologia para a construção de um Roadmap Tecnológico-Estratégico que irá nortear a difusão do H2 Verde nas cadeias produtivas das regiões de atuação das empresas de energia elétrica. A metodologia será aplicada ao ambiente de negócios do estado de Minas Gerais.

DESCRIÇãO
TÉCnICA SUcINTA

BENEfÍCIOS

A metodologia e o Roadmap estratégico para Minas Gerais, principal área de atuação da Cemig, deverão contribuir para aumentar o sucesso e os ganhos em produtividade de empreendimentos em energia renovável para suprimento às plantas de produção de H2 Verde. Além disso, o projeto marcará o protagonismo da Companhia em um mercado em formação.

Valor total previsto

cerca de R$2,5 milhões

Prazo de execução

12 meses

Início

a iniciar

Conclusão prevista

a depender da data de início

Entidades envolvidas

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e Cemig D