O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de modelo de linguagem de grande porte específico para o contexto do tema de energia contribuindo de forma decisiva para a inovação do ecossistema energético brasileiro.

OBJETIVoS

O produto a ser desenvolvido neste projeto será um modelo de linguagem generativo de larga escala treinado em língua portuguesa (PT-BR), com foco em assuntos relacionados ao setor de energia elétrica. A partir dessa capacidade de compreensão textual, o modelo poderá ser utilizado para praticamente qualquer tarefa que utilize texto como informação. Este modelo será capaz de ser o ponto de partida para desenvolvimento de diversas tarefas específicas do setor, aprimorando a eficiência e a precisão das atividades realizadas por uma empresa de energia elétrica nacional, a saber: Energy GPT Tiny com 1 bilhão de parâmetros; Energy GPT Small com 7 bilhões de parâmetros; Energy GPT Medium com 30 bilhões de parâmetros; Energy GPT Large com 70 bilhões de parâmetros.

PrODUTO
GERaDO

O produto a ser desenvolvido neste projeto será um modelo de linguagem generativo de larga escala treinado em língua portuguesa (PT-BR), com foco em assuntos relacionados ao setor de energia elétrica. O modelo de linguagem é um tipo de Inteligência Artificial (IA) treinada para compreender uma língua no seu aspecto semântico a partir de grandes quantidades de texto, como livros, artigos, notícias e documentos em geral.

DESCRIÇãO
TÉCnICA SUcINTA

BENEfÍCIOS

Aplicação piloto para demonstração da tecnologia, que permitirá aos usuários interagirem com o EnergyGPT por meio de interface intuitiva, realizando consultas e obtendo respostas relevantes para suas necessidades. Será entregue pelo menos duas provas de conceito de produto a partir do uso do EnergyGPT em processos da Cemig. Aprimoramentos do arcabouço regulatório e proposição de novas políticas públicas: o projeto deverá gerar contribuições para o aprimoramento do arcabouço regulatório / comercial e para a proposição de novas políticas públicas, trazendo benefícios ao meio ambiente, aos setores econômicos envolvidos e à sociedade como um todo. Como beneficiários dos cases temos as áreas da Cemig: Auditoria Interna; Jurídico, Inovação, Proteção à Receita, Comercialização de Energia.

Valor total:

R$ 26.045.446,80

Prazo de execução:

36 meses

Início:

Dezembro/2023

Conclusão:

Não definido

Executora:

Fundação de Apoio a Pesquisa (FUNAPE)

Entidades envolvidas:

Cemig Distribuição S.A,, Fundação de Apoio a Pesquisa (FUNAPE), Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA)