O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma assistente virtual (sistema computacional) para auxiliar na operação de reservatórios de usinas hidroelétricas, especialmente durante o controle de cheias. Esse assistente virtual possibilitará acompanhar em tempo real as condições de operação dos reservatórios, além de permitir, com uso de inteligência artificial, detectar falhas, sugerir correções, emitir alertas e auxiliar na tomada de decisão operacional.

OBJETIVoS

O produto resultante desse projeto será um assistente virtual (sistema computacional) que irá auxiliar no monitoramento das condições dos reservatórios, composto de softwares para validação e consolidação de dados, simulador de cenários, otimizador de operação e dashboard.

PrODUTO
GERaDO

As principais entregas do projeto estão centradas em produtos e em produção cientifica relacionadas à pesquisa. Assim, o projeto terá como principais produtos dois artefatos, sendo um deles um sistema de software, que compreenderá a assistente virtual para supervisão e controle de cheias, enquanto o segundo será uma metodologia para validação de dados hidrológicos em tempo real. Além disso, estão previstas atividades de cunho científico sobre a iniciativa, como a produção de artigos e apresentação em congressos.

DESCRIÇãO
TÉCnICA SUcINTA

BENEfÍCIOS

O benefício do projeto está em tornar a operação de reservatórios mais eficiente e segura, através do desenvolvimento de uma ferramenta robusta que permita aos operadores a tomada de decisão com maior celeridade, em especial nos períodos de cheias. Será explorada a utilização de ferramentas de inteligência artificial, capaz de auxiliar em toda a cadeia de informação, que vai desde a coleta do dado observado até a tomada de decisão na operação, assim como a criação de uma assistente virtual para permitir o rápido acesso dos operadores às informações relevantes, reduzindo o tempo de resposta durante um evento de cheia.

Valor total

cerca de R$8 milhões

Prazo de execução

24 meses

Início

abri/2023

Conclusão

abril/2025

Entidades envolvidas

SiDi e Cemig GT