A ampliação do parque gerador de energia fotovoltaica da Cemig é uma realidade e a diversificação da matriz energética é uma busca constante. Desta forma, a Companhia viabiliza projetos de pesquisa que desenvolvam novas tecnologias fotovoltaicas. O objetivo desta iniciativa é a formulação e a montagem de módulos fotovoltaicos a partir da exploração do potencial do mineral Perovskita que apresenta algumas vantagens na comparação com o silício cristalino, principal material usado atualmente nas células fotovoltaicas.

OBJETIVoS

A partir da pesquisa, o produto a ser entregue será módulos fotovoltaicos que terão o material Perovskita como célula fotovoltaica.

PrODUTO
GERaDO

No mercado global, a predominância atualmente é da célula fotovoltaica à base de silício. No entanto, novas pesquisas buscam a adoção de materiais alternativos que também possam ser utilizados na conversão da luz solar em energia elétrica de forma tão eficiente quanto as células tradicionais.

DESCRIÇãO
TÉCnICA SUcINTA

BENEfÍCIOS

Além de ser uma proposta de posicionamento sustentável, a criação de módulos fotovoltaicos, a partir de novas tecnologias como a Perovskita, pode reduzir o custo para fabricação e uso desse tipo de equipamento, favorecendo uma maior aquisição.

Valor total previsto

cerca de R$13 milhões

Prazo de execução

24 meses

Início

maio/2022

Conclusão prevista

junho/2024

Executora

Centro de Inovações ONINN

Entidades envolvidas

Centro de Inovações CSEM Brasil