É muito comum, no período das chuvas, em razão dos fortes ventos, a interrupção de energia, em alguns pontos, em virtude do contato de galhos com os cabos da rede elétrica. Por esse motivo, a Cemig realiza manutenções preventivas na rede de distribuição e sempre verifica a necessidade ou não da poda de galhos. Assim, a proposta tem o objetivo de elaborar um aplicativo que dará o diagnóstico e fará a análise de risco de ruptura de galhos, auxiliando no trabalho das equipes Cemig.

OBJETIVoS

Desenvolvimento de uma ferramenta computacional que será acoplada aos sistemas de gestão de manutenção da empresa.

PrODUTO
GERaDO

O novo dispositivo criará análises de hierarquização e priorização de trechos elétricos com alta probabilidade de interrupções causadas por árvores, com base em características morfológicas e anatômicas da vegetação. Desta forma, o mecanismo auxiliará na tomada de decisão sobre os procedimentos para poda, ou se não haverá necessidade dela, baseados em dados quantitativos e probabilidades de risco.

DESCRIÇãO
TÉCnICA SUcINTA

BENEfÍCIOS

A informatização e o uso de dispositivos tecnológicas da realização da manutenção preventiva garantem impactos positivos. O auxílio de novas ferramentas na execução de práticas existentes nas empresas aumenta o desempenho, agiliza processos e amplia a confiabilidade, promovendo o alcance dos resultados cada vez melhor.

Valor total

cerca de R$1,8 milhão

Prazo de execução

55 meses

Início

agosto/2018

Conclusão

março/2023

Executora

Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo

Entidades envolvidas

Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológica de São Paulo (FIPT); Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Cemig D.