
Integrantes do ciclo 1 do programa Inova Cemig.Lab, as startups 4VANTS e NoLeak Defence, visitaram a Subestação de Bonsucesso, localizada em Belo Horizonte (MG), para a realização de um mapeamento do ambiente visando a identificação dos pontos críticos e das oportunidades de otimizações e melhorias. A iniciativa faz parte do planejamento para os testes das Provas de Conceito (POCs) que têm previsão para serem realizadas em março de 2025.
A visita técnica das startups se refere ao Desafio 5 que busca soluções visando o reforço da segurança em subestações elétricas da companhia e contou com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (IEBT).
A ação, como explica o gerente de Inovação Aberta, Felipe dos Reis Cardoso, é uma oportunidade de testar soluções no ambiente real, em conjunto com as áreas demandantes – fato que fortalece a conexão entre os desafios operacionais e as novas tecnologias. “Esse processo, sem dúvidas, valida a aplicabilidade das soluções e acelera a incorporação de inovação no nosso dia a dia, trazendo mais eficiência e valor para a Cemig”, ressaltou.
O supervisor de segurança patrimonial da Cemig, Hercules de Paula Freitas, da área que receberá as soluções desenvolvidas pelas startups, ressaltou as expectativas durante a avaliação, entre elas o aprimoramento à segurança, a automatização dos processos, a integração dos sistemas e a melhoria da eficiência operacional. “Estamos ansiosos para ver as propostas inovadoras que as startups poderão apresentar e como elas poderão contribuir para elevar o nível de segurança patrimonial da nossa empresa”, concluiu.
Avaliação das startups
Para o CCO da NoLeak Defence, Nicolau Ramalho, a visita à Subestação Bonsucesso foi importante para visualizar o contexto da aplicação e entender as perspectivas durante as entrevistas com todos os envolvidos no projeto. “Ficamos impressionados com o comprometimento das equipes para o alcance de um resultado positivo de maneira genuína, sempre mantendo a segurança da população e dos funcionários como premissa básica”, destacou ele. “A condução no processo de inovação aberta tem sido majestosa, impecável no planejamento e execução. Este é sem dúvidas um case para o mercado de energia no país”, completou.
O CEO da 4VANTS, Michel Sehn, destacou que o contato direto com especialistas da área permitiu uma troca de conhecimento que é essencial para o aprimoramento da solução. “Essa visita possibilitou a análise detalhada do terreno e das condições operacionais para que o robô se desloque no ambiente real da subestação”, explicou ele frisando que a participação no Desafio 5 do Inova Cemig.Lab é fundamental para validar a tecnologia em um cenário prático, promovendo inovação e eficiência. “O desafio também fortalece a colaboração entre diferentes áreas, impulsionando o desenvolvimento de soluções para inspeção robotizada em subestações”.
Mais informações sobre o Inova Cemig.Lab podem ser encontradas no site: https://inova-lab.cemig.com.br/
Fotos: Divulgação