
O ciclo 1 do programa Inova Cemig.Lab selecionou, entre mais de 250 propostas, a startup Energia Soluções para cumprir o desafio ‘Como podemos explorar plenamente as informações disponíveis na AMI para gerar novas oportunidades de otimização interna e novas ofertas para nossos clientes?’. A empresa do Rio Grande do Norte vem desenvolvendo uma solução para a área de Engenharia, Automação e Sistemas da companhia.
A parceria com uma startup que possui vasta experiência na manipulação de grandes volumes de dados, análise e modelos de aprendizado de máquina (ML) tem sido um diferencial para o desenvolvimento da solução. “A exploração dos dados dos medidores de energia inteligentes (AMI) e a identificação de padrões e ocorrências nos capacitam a realizar simulações para analisar diversos cenários e avaliar os potenciais benefícios da implementação de novas soluções para a Cemig”, avalia o técnico de supervisão e controle do sistema elétrico da Distribuição, Romero Bento Fernandes.
O técnico ainda destaca que o processo permitirá otimizar as estratégias e, consequentemente, alcançar resultados mais eficientes e eficazes. “O projeto é uma oportunidade de aprimorar o algoritmo de triagem das reclamações de falta de energia e consequentemente reduzir o DEC percebido”, completa.
Expectativa de redução de custos
O gerente de Desenvolvimento da Energia Soluções, Rafael Medeiros, explica que o desenvolvimento da solução envolve o uso de tecnologias avançadas de Big Data e Inteligência Artificial para estruturar, processar e extrair insights dos dados de forma eficiente. “Nossa expectativa é gerar impacto direto na área de distribuição de energia da Cemig, proporcionando maior eficiência na análise dos dados coletados dos AMIs, possibilitando uma atuação mais proativa na detecção de anomalias, fraudes e falhas na rede”, antecipa.
Para Medeiros, a expectativa é que a solução gere impacto direto na área de distribuição de energia da companhia. “Acreditamos que a solução poderá contribuir significativamente para a redução de custos operacionais e aprimoramento da qualidade do serviço prestado aos clientes da Cemig”.
Foto: Divulgação/Energia Soluções
Leia também:
Desafio do programa Inova Cemig.Lab busca soluções inovadoras para sustentabilidade