
Lançado em março de 2024, o Inova Cemig.Lab foi responsável pela contratação de 13 startups para fazerem parte do ciclo 1, cujo investimento ultrapassa R$ 17 milhões. A iniciativa visa conectar as diversas áreas da Cemig com startups em busca do desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas para o mercado.
O processo do programa foi realizado em cinco etapas e para cumprir o desafio ‘Como coletar informações, medir de forma automatizada e em tempo real as métricas de ESG da Cemig?’, entre mais de 250 propostas para os 14 desafios, foi escolhida a startup ESG Now. O hub de soluções em tecnologia e serviços para ESG e sustentabilidade, originária de Porto Alegre (RS). atuará no desenvolvimento de uma solução inovadora para a área de sustentabilidade da companhia.
Desafios da área de Sustentabilidade
A coleta dos indicadores junto aos pontos focais de diversos setores da Cemig para elaborar o Relatório Anual de Sustentabilidade (RAS) é uma das atribuições do setor de Sustentabilidade que também responde aos questionários de índices e rankings. Visando o monitoramento de mais de 200 indicadores, um processo que consome tempo, por meio do Inova Cemig.Lab, surgiu a oportunidade de otimização desta demanda.
O gerente de Sustentabilidade, Adieliton Galvão de Freitas, explica que a implementação de uma plataforma centralizadora de indicadores, trará eficiência para a área, uma vez que não será necessário acionar as áreas para as atualizações. “A automação permitirá a exportação periódica das informações já com os cálculos e filtros aplicados, independentemente da plataforma de origem, seja BI, SAP, Excel, entre outras. Além disso, caso a detentora dos dados tenha interesse, será possível lançá-los diretamente na plataforma, utilizando-a como ferramenta de acompanhamento”.
ESG Now
Classificada para o desafio de sustentabilidade, a ESG Now destaca a importância de fazer parte do Inova Cemig.Lab, considerado o maior programa de inovação aberta do setor elétrico do Brasil. “As atividades desenvolvidas por nossos profissionais com ampla expertise em ESG estão sendo enriquecedoras porque a Cemig possui um time altamente qualificado”, afirma o Founder & CTO, Rafael Corrêa, que adianta: “O produto resultante será inédito e atenderá uma demanda muito comum no mercado das grandes corporações, inclusive de fora do setor elétrico”, finaliza.
Foto: Divulgação ESG Now