Nos dias 4 e 5 de junho, a Cemig realizou o Pitch Day do Ciclo 1 do Programa Inova Cemig.Lab, no qual 40 startups apresentaram suas propostas para uma equipe de cerca de 40 profissionais de 7 diretorias da Companhia. Dentre as 250 startups que manifestaram interesse na colaboração, até 15 serão selecionadas para a próxima fase, o Bootcamp, previsto para ocorrer no próximo dia 10, onde elas terão uma imersão com as equipes técnicas para desenhar duas Provas de Conceito (POCs).
Nos meses seguintes, em data a definir, ocorrerá o encontro final do programa para que as startups que desenvolveram as POCs possam apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.
O Programa Inova Cemig.Lab é uma ação do Inova Cemig para acelerar startups e apoiar o desenvolvimento e validação de soluções para os desafios reais apresentados pela Companhia.
O primeiro Ciclo recebeu mais de 250 manifestações de interesse de empresas provenientes de 10 países de todos os continentes. Entre as startups brasileiras, 17 estados estavam representados, com especial participação de 48 mineiras.
O diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese, destaca que o programa é uma grande oportunidade para as startups que desejam estar à frente de desafios estratégicos do setor elétrico brasileiro. “O Inova Cemig.Lab é o resultado do nosso compromisso com importantes pautas voltadas para a inovação, a sustentabilidade e a transição energética”.
Investimento e apoio financeiro
Neste primeiro ciclo, foram publicados 14 desafios focados em temas estratégicos ligados à digitalização das operações da Cemig e do setor elétrico. As startups que forem selecionadas receberão apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para o desenvolvimento da proposta. O objetivo é que ao final do programa as soluções aprovadas sejam comercializadas.
No Ciclo 2, lançado em 6 de junho, a Cemig apresentou mais 15 desafios para as startups. Os desafios já estão disponíveis no perfil do Inova Cemig no LinkedIn e no site do Inova Cemig.
Considerado o maior programa de inovação aberta do setor elétrico nacional, o Inova Cemig.Lab foi construído com a participação de mais de 150 funcionários da Cemig e é operado pela Beta-i Brasil, consultoria global de inovação colaborativa. Seu objetivo é aproximar a Companhia das startups e do ecossistema empreendedor no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro.
Fotos: Divulgação