A Cemig acaba de assinar um acordo de cooperação técnica para acesso às startups que fazem parte da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), considerado um dos mais relevantes ecossistemas de inovação do Brasil, com sede na cidade de Itajubá (MG). A iniciativa prevê uma série de atividades, entre elas, a divulgação de desafios, a participação no Ecossistema Itajubá HardTech e a promoção de ações de pesquisa.
A parceria permitirá que a Cemig utilize a infraestrutura e a rede do INOVAI para realizar chamados específicos para inovação aberta. Nesse aspecto, será possível captar propostas para solucionar problemas e desafios do setor elétrico, bem como melhor acesso à base do hub visando a divulgação ampla dos desafios do programa Inova Cemig.Lab.
O gerente de Inovação Aberta, Felipe Cardoso dos Reis, explica que a expectativa da Cemig é criar oportunidades para as startups locais entenderem os desafios do setor elétrico e se capacitarem para apresentar e desenvolver soluções específicas, bem como também identificar oportunidades de parcerias com a companhia. “Entendemos que esta iniciativa fortalecerá nossa presença no estado, fazendo cumprir nosso papel como indutora do desenvolvimento econômico e tecnológico regional”.
Ainda segundo o gerente, o acordo estratégico impulsionará e ampliará a capacidade de inovação da Cemig, conectando-a a um ecossistema mais amplo. “Por meio dessa colaboração, serão identificadas novas tecnologias e soluções, além de fortalecer a posição da Cemig como referência em inovação no setor elétrico brasileiro”, destaca.
O Diretor Executivo da INOVAI, Maurício de Pinho Bitencourt, destaca que o acordo se alinha ao objetivo comum de promover inovação para o desenvolvimento econômico e social sustentável não apenas de Minas Gerais como também do Brasil. “A cooperação técnica permitirá que a Cemig utilize sua infraestrutura para impulsionar projetos de P&D, alinhando-se à missão de oferecer soluções de energia limpa e acessível. Estamos ansiosos para trilhar esse caminho de inovação aberta e colaboração, buscando soluções que beneficiem a sociedade e o ecossistema mineiro de inovação”.
Sobre a INOVAI
Criada em 2017, a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI) gere de forma colaborativa, as ações, projetos e atividades de inovação e empreendedorismo de Itajubá visando consolidá-la como uma cidade com inteligência tecnológica.
O projeto reúne mais de 100 startups, envolvendo representantes dos governos federal, estadual e municipal, associações de classe, setores da indústria, do comércio e da área de serviços, e instituições de ensino de Itajubá.
Outras parcerias
Além da INOVAI, o Inova Cemig.Lab já está conectado ao UBER HUB, ao Porto Digital de Recife e ao Centro de Referência em Inovação (CRI) conduzido pela Fundação Dom Cabral.
Foto: Divulgação INOVAI