A Cemig desenvolveu um processo que permite expandir o uso de medidores inteligentes que, além de gerar economia para a companhia, tornará os processos ainda mais eficientes. A iniciativa é pioneira entre as concessionárias de distribuição de energia e está alinhada ao objetivo da companhia de liderar o setor em sustentabilidade, inovação e qualidade do serviço, com satisfação do cliente.  

O projeto consiste em um processo desenvolvido para conectar diversos tipos de medidores inteligentes de diferentes fabricantes e tecnologias utilizando a rede FAN (Field Area Network), atualmente em operação. A plataforma permitirá que os sistemas da Cemig controlem uma rede de equipamentos em todo o estado.  

A gestora do Núcleo de Inovação em Future Grids, Carolina Cândida de Oliveira, ressalta como a interoperabilidade entre diferentes medidores inteligentes de mercado foi possível. “Essa ação depende da adoção de padrões e da harmonização de protocolos de comunicação, modelos de dados e estruturas de rede. A equipe da Cemig, estudou estes padrões e definiu pré-requisitos a fim de garantir essa inovação na área de Smart Grids”.

Economia e eficiência

De acordo com o gerente de Engenharia e Automação da Distribuição, William Alves de Souza, serão instalados cerca de 1,25 milhão de medidores inteligentes em todo o estado até 2027. “Para os clientes, a implantação dos dispositivos, além de disponibilizar informações que colaboram para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia, proporcionará diversos benefícios como acesso a informações de tempo real sobre o consumo para identificar oportunidades de economia e a simplificação dos processos de leitura, faturamento e religação”.  

Por conta da economia, haverá repasse em eficiência para os clientes nas revisões tarifárias, como explica o engenheiro de Gestão de Ativos de Distribuição, Flávio Henrique Martins Vieira, que considera a iniciativa um marco para o cenário nacional. “A partir de 2025, toda nova instalação de medidor de energia na região metropolitana de Belo Horizonte será feita com medidor inteligente. Pretendemos ampliar esta ação para as outras regiões do estado”, completa. 

Investimento

A Cemig está realizando o maior programa de investimentos da história da companhia. Entre 2023 e 2027, mais de R$ 21,9 bilhões serão investidos na rede de Distribuição para atender a mais de 9 milhões de clientes em todo o estado. Atualmente existem 370 mil medidores inteligentes instalados na rede.   

Foto: Divulgação

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)