O projeto tem como objetivo desenvolver no âmbito do Programa de P&D ANEEL módulos de adaptação de tensão e potência para estações de recarga com funções de smart charging.

OBJETIVoS

O produto principal do projeto será um módulo para acoplamento em estações de recarga regulando níveis de tensão 127/220V, substituindo a necessidade de transformadores de potência, assim como gerindo energética múltiplas estações. O produto terá conexão com sistemas, a qual permitirá gerir ativos de eletromobilidade – Recursos Energéticos Distribuídos (RED) –monitorando o carregamento da rede.

PrODUTO
GERaDO

Este produto será baseado em eletrônica de potência, estabelecendo conceitos de transformador de estado sólido para adaptação do nível de tensão rede/estação, bem como estabelecendo comunicação entre estação e o controlador e do controlador à sistemas da concessionária. O controlador terá funcionalidades baseadas em modelagem matematica inteligente, prezando pela gestão otimizada da energia despachada para recargas de veículos elétricos. O produto providenciará ainda a integração e interoperabilidade de geração distribuída, de tal modo a otimizar o despacho energético ponderando geração fotovoltaica local e a energia disponibilizada na rede elétrica.

DESCRIÇãO
TÉCnICA SUcINTA

BENEfÍCIOS

Entre os benefícios que a solução pretende trazer, destacam-se o aperfeiçoamento em serviços de eletromobilidade, principalmente ao que se relaciona com operação e manutenção, assim como prestar maior transparência no uso da rede e monitoramento da carga despachada para uso em eletromobilidade. Além disto, a solução visa reduzir o custo com a infraestrutura de estações de recarga, agindo como um acelerador da eletromobilidade no país de forma controlada e coerente à capacidade da rede devido ao sistema de gestão inteligente.

Valor total:

R$ 12.066.381,41

Prazo Execução:

30 meses

Início:

Agosto/2024

Conclusão:

Janeiro/2027

Executora:

Fundação CERTI

Entidades envolvidas:

Cemig Distribuição S.A