Desafio 07

Serviços Corporativos

Como unificar a base de dados e centralizar a gestão de um vasto portfólio de imóveis e ativos?

  • Publicado em: 22/02/2024
  • Atualizado em: 22/02/2024
  • Encerrado

DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO

O departamento de gestão de imóveis da CEMIG, que administra um portfólio de 263.956 propriedades – composto por 252.155 imóveis situados na faixa de servidão e outros 11.801 imóveis próprios – enfrenta uma série de desafios operacionais críticos. A ausência de uma base de dados unificada e integrada gera obstáculos na aquisição, gestão de registros e ativos, cadastro, avaliação, alienação, planejamento ocupacional, administração de imóveis, gestão de contratos de locação e de impostos e contas. Para tentar solucionar e gerir estas questões, a CEMIG desembolsa anualmente alguns milhões de reais com pessoal próprio e serviços terceirizados. O panorama se torna ainda mais desafiador quando se projeta o futuro: o crescimento anual de propriedades para o ciclo 23-27 está estimado em 2.5 novos imóveis por km de linha ou rede, indicando um aumento contínuo e acelerado do portfólio que precisa ser gerido.