Desafio 9
Finanças
Como podemos fazer uma melhor gestão unificada das contas correntes da Cemig?
Descrição da situação
O grupo econômico CEMIG possui 187 contas correntes ativas em aproximadamente 20 instituições financeiras, sendo que cada banco possui um internet banking próprio para acesso e gestão dessas contas.
Diariamente são realizados aplicações e resgates nas contas correntes de acordo com o volume de recebimentos e pagamentos de cada empresa do grupo econômico.
Aproximadamente, 20 notas de aplicação e resgate são inseridas manualmente no SAP, diariamente, impactando no tempo alocado nessa atividade pelo colaborador do macroprocesso de Aplicação Financeira.
As notas de negociação descrevem o tipo de produto contratado, data de emissão, data de vencimento, taxa de remuneração, valor principal, valor bruto e valor líquido, indexador, prazo de carência, imposto retido na fonte e razão social das contrapartes.
Essas informações são sensíveis, visto que os lançamentos contábeis dessas operações sensibilizam as rubricas Caixa e Equivalente de Caixa – CEC e Títulos e Valores Mobiliários – TVM que compõem a disponibilidade das demonstrações financeiras da Companhia.
A solicitação média de comprovantes pelas áreas de negócios diretamente à Gerência de Tesouraria – GF/TS é de aproximadamente 50 recibos por dia para comprovação de quitação das obrigações de diversas naturezas.
A gestão de um alto número de contas correntes em várias plataformas bancárias distintas, o lançamento manual de notas de aplicação e resgate e a retirada de um grande volume de comprovantes de pagamento demanda muito tempo diariamente dos colaboradores de todos os macroprocessos da GF/TS.
Quais as causas?
O grupo econômico CEMIG possui mais de 20 empresas o que demandaria no mínimo uma conta corrente para cada uma delas, sendo que há situações em que é preciso ter mais contas correntes na mesma empresa e no mesmo banco:
- Obrigações que são cumpridas apenas em um banco (Exemplo: Guia de Recebimento da União só pode ser paga no Banco do Brasil)
- Contas correntes especificas para pagamentos regulatórios (Exemplo: Pagamentos de Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado)
- Natureza de recebimentos que são creditados apenas em um banco (Exemplo: Pagamento em lotéricas – Caixa Econômica Federal)
Diariamente, são feitas movimentações de aplicação e resgate de recursos financeiros nas contas correntes do grupo CEMIG, o que pode gerar mais de uma nota de negociação por empresa. A mesma empresa pode ter uma ou mais movimentação dessa natureza por dia, o que impacta no volume total.
Não há padronização do modelo de nota de negociação enviada pelos bancos o que dificulta uma possível importação automática. Os dados fundamentais são disponibilizados pelas instituições financeiras, mas o layout destas notas dificulta a leitura padronizada das informações para importação no SAP.
A alta demanda por comprovantes bancários por órgãos regulatórios, prefeituras, fisco e fornecedores com alto volume de pagamentos diariamente por todas as empresas do grupo CEMIG e em vários bancos distintos demanda muito tempo e esforço da GF/TS em uma atividade completamente operacional.
Efeitos e consequências
- Não aplicar um volume relevante de recursos financeiros que geraria receita financeira para a Companhia;
- Saldo negativo na conta corrente implicando em pagamento de juros, encargos e Imposto sobre Operações Financeiras – IOF;
- A alta demanda por comprovantes bancários por órgãos regulatórios, prefeituras, fisco e fornecedores com alto volume de pagamentos diariamente por todas as empresas do grupo CEMIG e em vários bancos distintos demanda muito tempo e esforço da Gerência de Tesouraria em uma atividade operacional.
- O processo de lançamento das notas de aplicação e resgate no sistema SAP demanda muito tempo e esforço do colaborador do macroprocesso de Aplicação Financeira numa atividade extremamente operacional.
- As informações podem ser registradas de forma errônea, implicando em contabilização incorreta nas demonstrações financeiras;
- Há possibilidade de a nota de negociação não ser registrada no sistema SAP, implicando em redução do ativo disponível;
- Há possibilidade de o cálculo de provisionamento de renda ser incorreto implicando em recolhimento tributário indevido.
Definição de problema resolvido
O problema seria consideravelmente amenizado com a implantação de uma plataforma integrada que consiga unificar todas as contas correntes do grupo CEMIG nos bancos, com saldo e extrato atualizado em tempo real, disponibilização de comprovantes de pagamento, disponibilização de relatório de aplicação e resgate, consulta de pendências de pagamento e disponibilização de perfis de acesso para áreas de negócios.
A solução sendo implementada, diminuiria consideravelmente o risco de ocorrências de conta corrente com saldo negativo, otimização da aplicação de recursos nas contas com saldo acima do mínimo definido, delegação de acesso às áreas internas para retirada dos comprovantes bancários que necessitarem e eficiência operacional nos macroprocessos da GF/TS.
Soluções já testadas
A CEMIG está em processo de análise com o banco Bradesco para assumir custos da plataforma Bank Manager da Finnet (VAN – transportadora de arquivos de pagamento, recebimento e extrato de contas) que endereçaria os pontos levantados, porém neste caso, não atenderia em sua totalidade, apenas para as contas no Bradesco.
A CEMIG teria que fazer readequações sensíveis na parte de TI sobre envio/recepção de arquivos exclusivamente pela Finnet dos outros bancos, gerando um risco para a companhia de ter apenas uma empresa responsável por todo processamento de arquivos.
Hipóteses de solução
A plataforma unificada poderia utilizar de API para conexão com os bancos e trazer os dados atualizados em tempo real através do Open Finance.