Desafio 10
Inovação
Como podemos automatizar a coleta e análise de informações de mercado para melhorar o planejamento estratégico da empresa?
Descrição da situação
O processo de planejamento estratégico demanda um grande volume de informações de mercado para a consolidação de uma visão, para o estabelecimento de benchmarks setoriais, análises de padrão de consumo dos clientes, dentre outras informações importantes para esse processo. Atualmente a empresa emprega recursos humanos próprios para a captura de informações e dados em Relatórios publicados por empresas de capital aberto em canais como a CVM, dados veiculados pela mídia especializada ou mesmo em informes e comunicação oficial de empresas do setor, grandes consumidores de energia elétrica e provedores de soluções ao setor. Esse trabalho manual, além de consumir grande quantidade de horas, não é capaz de ser exaustivo na análise de todas as fontes disponíveis para a elaboração de um processo de inteligência estratégica e competitiva para a empresa.
Quais as causas?
O setor elétrico brasileiro é composto por centenas ou milhares de empresas que publicam constantemente informações através de relatórios enviados a órgãos reguladores (como a CVM, ANEEL, etc.), através de comunicação oficial em diferentes plataformas e que são objeto de matérias jornalísticas veiculadas em diversos veículos da imprensa especializada. A quantidade de informações não estruturadas, dispersas na forma de texto, gráficos, tabelas, em documentos publicados em diferentes formatos e em diferentes plataformas torna o trabalho de captura, tratamento e análise bastante complexo e custoso em número de horas/homem.
Efeitos e consequências
O planejamento estratégico de longo prazo é o instrumento responsável pela definição das metas e dos esforços necessários para o posicionamento da empresa no ambiente de mercado futuro. O dimensionamento errado ou incompleto pode gerar prejuízos para a empresa, e, no limite, criar riscos à suas operações.
Definição de problema resolvido
A automatização do processo de inteligência estratégica, com a captura, tratamento e análise dos dados públicos, publicados em relatórios da CVM, ANEEL, e outros repositórios, bem como de publicações em veículos de imprensa especializada.
Soluções já testadas
Atualmente a empresa conta com consultorias especializadas para o apoio em todo o processo de planejamento e inteligência estratégica. Entretanto, esse apoio apresenta as mesmas limitações que a aplicação de recursos humanos próprios para lidar com o volume de informações necessárias e disponíveis para a realização de tal trabalho.
Hipóteses de solução
A visão do desafio passa pela aplicação de inteligência artificial para a leitura, captura, tratamento e elaboração de relatórios analíticos a partir de informações de empresas do setor, fornecedores, grandes consumidores, consultorias e veículos de imprensa especializada.