Desafio 12
Distribuição
Como melhorar o processo de recuperação de receitas e gestão de inadimplência nos parcelamentos de dívidas?
DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO
A Cemig, enfrentando, aproximadamente 25 mil processos de parcelamentos de dívidas mensais, vê-se diante de um desafio operacional e financeiro significativo. A inadimplência, seguida de tentativas de parcelamentos via fatura, resulta frequentemente em pagamentos parciais ou na ausência de continuidade nos pagamentos, afetando diretamente a eficiência operacional e a saúde financeira da empresa.
QUAIS AS CAUSAS?
EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS
Ausências e/ou interrupções nos pagamentos de parcelas tão logo o cliente seja religado ou tenha a restrição de crédito cancelada provocam sucessivas renegociações e um enorme desafio operacional para a Cemig.
DEFINIÇÃO DE PROBLEMA RESOLVIDO
A solução efetiva para este desafio proporcionará à Cemig um incremento da recuperação de cerca de 20% das dívidas parceladas e um fortalecimento na relação com os clientes, contribuindo para a melhoria da imagem da companhia.
Uma possibilidade é financiamento de clientes com recursos de terceiros em que a Cemig recebe integralmente o valor de fatura atualizada, à vista e sem deságio. Em contrapartida, a empresa parceira financia o cliente com o benefício da cobrança de juros e da mitigação do risco do não recebimento a partir do compromisso da Cemig em colocar o parcelamento na fatura.
SOLUÇÕES JÁ TESTADAS
Até o momento, a Cemig experimentou soluções como financiamentos via cartão de crédito ou boleto, que não atenderam plenamente às necessidades de eficiência e flexibilidade desejadas.
HIPÓTESES DE SOLUÇÃO
- Parceria com empresas especializadas em gestão de dívidas: Estabelecer uma parceria estratégica com empresas que assumam a gestão de recuperação de dívidas, oferecendo maior flexibilidade e inovação no processo de renegociação;
- Plataforma digital integrada: Desenvolver uma solução tecnológica que centralize e automatize o processo de renegociação, incorporando opções de pagamento flexíveis e comunicação eficaz com o cliente;
- Utilização de big data e IA para análise de perfil de cliente: Implementar análises preditivas para personalizar as opções de renegociação, melhorando a eficácia na recuperação de receitas e na experiência do cliente.