Desafio 11
Compras e logística
Como melhorar o processo de prospecção e gestão de fornecedores para licitações?
DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO
A Cemig lida com o desafio de modernizar e otimizar seu processo de licitação, enfrentando obstáculos na ampliação da base de fornecedores e na gestão eficaz dos processos de licitação. A repetição de licitações devido à falta de inscritos ou propostas com preços elevados por parte dos fornecedores revela a necessidade urgente de uma plataforma que possa aprimorar a qualificação e a seleção de fornecedores, garantindo a eficiência, a competitividade e a transparência nas compras.
QUAIS AS CAUSAS?
A dificuldade em identificar e atrair novos fornecedores, juntamente com a gestão manual da base existente, destaca uma lacuna crítica no processo de licitação da Cemig. Esse cenário é exacerbado pela falta de uma ferramenta que permita a avaliação técnica e financeira automatizada dos atuais e novos fornecedores, limitando a capacidade da empresa de realizar licitações competitivas e estratégicas.
EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS
Os efeitos dessa ineficiência incluem o aumento dos custos operacionais, o risco de não obter as melhores condições de compra e a potencial perda de integridade no processo de licitação. Além disso, a dependência de processos manuais sobrecarrega a equipe, reduzindo sua capacidade de focar em atividades estratégicas e na busca por inovação.
DEFINIÇÃO DE PROBLEMA RESOLVIDO
A solução ideal permitirá à Cemig ampliar e gerenciar eficazmente sua base de fornecedores, automatizando a avaliação técnica e financeira e integrando essa análise aos processos de licitação abertos, tudo isso em uma plataforma única e acessível. Essa plataforma também precisa buscar e convidar novos e possíveis fornecedores no mercado.
SOLUÇÕES JÁ TESTADAS
Todas as soluções testadas foram manuais.
HIPÓTESES DE SOLUÇÃO
Plataforma Integrada de Gestão de Fornecedores e Licitações: Desenvolver uma solução
digital que automatize o processo de qualificação de fornecedores, baseada em critérios técnicos
e financeiros, e que integre esses dados aos processos de licitação em curso;
• Marketplace de Fornecedores: Criar um marketplace digital que permita a inscrição e o
gerenciamento de fornecedores, oferecendo a eles a oportunidade de participar de licitações e a
Cemig a capacidade de expandir sua rede de parceiros comerciais de forma eficiente;
• Plataforma de busca e convite de fornecedores: Plataforma que busque no mercado
fornecedores que possam cumprir com os requisitos solicitados nos processos de licitação.