Desafio 02

Comercialização

Como aprimorar e expandir as operações de curto prazo no mercado livre de energia?

  • Publicado em: 22/02/24
  • Atualizado em: 22/02/24
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DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO

As operações de curto prazo são aquelas, de compra ou venda de energia, realizadas dentro de um mês por conta das oscilações comuns no consumo de energia dos clientes.

Cada contrato de fornecimento de energia com os clientes do mercado livre opera com limites de consumo mínimo e máximo, com uma faixa de variação do consumo estabelecido. Esse limite é referente àquilo que a CEMIG receberá fixo dentro do contrato, sendo o excedente ou a sobra negociada em operações direto com o cliente ou através do intermédio de consultorias de comercialização de energia que representam o cliente na CCEE.

No caso de sobra, o cliente pode optar por devolver a energia não utilizada à CEMIG, que recompra essa energia em um preço inferior ao preço de mercado. No caso de excedente, a CEMIG vende energia extra a um preço acima do preço de mercado.

A gestão desse processo é feita em uma planilha, desenvolvida pelo time CEMIG, compartilhada no SharePoint. A planilha possui fórmulas e macro implementadas para melhorar sua eficiência, mas ainda conta com os entraves de ser uma planilha na nuvem. Há riscos de erro, entrada de informação errada, manipulação inadequada dos dados e a dependência de engenheiro de comercialização manipulando-a para tomar decisões. Além disso, os dados nas planilhas não são atualizados automaticamente, então ocorrem situações em que há alteração de consultoria ou nos dados dos clientes que não são percebidos em um tempo adequado.

Esse cenário faz com que a CEMIG perca oportunidades de agir previamente para ofertar a clientes com consumo excedente novos contratos de longo prazo com maior consumo e maximizar a receita previsível e faz também com que a sobra recomprada precise ser tratada manualmente para um melhor aproveitamento financeiro na operação.

Outra situação que demanda uma atenção é em relação aos clientes que a Cemig representa na CCEE. A RL/ML apura os montantes a serem faturados no mês e se esse valor está dentro dos limites dos contratos. Se o cliente tiver sobra ou falta de energia, nós disparamos um e-mail via Marketing Cloud ofertando a operação de recompra/venda adicional para os clientes, que dão o aceite ou não na operação. Percebemos que a comunicação que é feita hoje não é eficiente e há várias situações em que os clientes não recebem os e-mails corretamente.

QUAIS AS CAUSAS?

A oscilação de consumo percebida ao longo do ano aliada a planejamentos ineficazes realizados pelos clientes, que podem subestimar ou superestimar o seu consumo de energia elétrica pode fazer com que a energia contratada em determinado mês seja insuficiente ou excedente.

A partir disso, resta à CEMIG tomar as melhores decisões que otimizem as fontes de receitas envolvidas no processo. Tomando decisões ágeis e certeiras no processo

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS

A consequência é a necessidade de operações e análises manuais que geram retrabalho ao time, reduzindo a previsibilidade das operações. Devido ao prazo exíguo para confirmação das operações, ocorrem muitos erros de faturamento e há situações em que as operações acabam sendo recusadas por inviabilidade de tempo e mão-de-obra para devido tratamento. Pode haver repercussão negativa na imagem da Cemig junto aos clientes, podendo prejudicar futuras negociações de contratos. Erros nos tratamentos das operações podem levar a registros manuais da energia na CCEE, que estão sujeitas a erros, além de que geralmente, nesses casos, o ajuste acaba sendo feito com modulação diferente da estabelecida em contrato (registro flat em vez de modulada ou carga).

DEFINIÇÃO DE PROBLEMA RESOLVIDO

O KPI a ser acompanhado é a evolução de receita e o consequente crescimento no volume de operações de curto prazo realizadas.

SOLUÇÕES JÁ TESTADAS

Atualmente os processos são realizados dependente de uma planilha de Excel compartilhada na nuvem. A alternativa é manual, sujeita a erros e possui pouca rastreabilidade em sua operação.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO

Inicialmente, o uso da planilha como lógica de programação e entendimento do processo pode levar à sua “conversão” em uma plataforma web ou mobile com frontend próprio e mais amigável do que uma planilha de Excel. Uma plataforma própria também reduz possibilidades de erro e problemas de segurança que são comuns a uma planilha de Excel. Ainda, uma plataforma que traga a possibilidade para a CEMIG renegociar com outros clientes externos que não estejam, necessariamente, no portfólio.