Desafio 01

Comercialização

Como automatizar o atendimento ao cliente na era do mercado livre?

  • Publicado em: 22/02/2024
  • Atualizado em: 22/02/2024
  • Encerrado

DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO

A abertura do mercado livre para os clientes do Grupo A em janeiro de 2014 levou a um ganho de clientes para o time de Comercialização de aproximadamente 170-190 novos clientes já no primeiro mês do ano. A tendência é que a movimentação continue acontecendo ao longo de 2024 e contribua para mudar completamente a dinâmica de atendimento do setor.

Atualmente a resposta de dúvidas dos clientes é feita por e-mail ou de outras formas manuais e dependente e pessoas envolvidas no processo de atendimento. Essa forma de lidar com o atendimento é demorada e custosa, além de lenta por sua própria natureza.

Está em desenvolvimento uma URA simples a ser implementada como forma de filtrar e organizar melhor o processo de atendimento. Ela deve auxiliar no processo, reduzindo a necessidade de atendimento humano.

QUAIS AS CAUSAS?

O desafio acontece por conta de uma mudança na regulamentação que envolve o ACL, estendendo para 165 mil novas empresas a oportunidade de operar no mercado livre de contratação de energia. A migração desses clientes do Grupo A do mercado cativo para o mercado livre é diretamente responsável por esse aumento no fluxo de atendimento, tanto pelo crescimento do número de clientes livres como pela diferença do funcionamento do processo, o que pode gerar mais dúvidas no cliente gerando um aumento ainda maior da necessidade de atendimento até que os clientes se habituem com o novo modelo. Uma adaptação ágil para lidar com essa nova realidade trará à CEMIG uma oportunidade de reduzir custos operacionais com atendimento bem como desenvolver vantagem competitiva no atendimento a clientes do Mercado Livre.

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS

Com a entrada dos clientes Varejistas, o atendimento de Comercialização tem sido um gargalo no processo, com sobrecarga ao time de atendimento causada pela falta de ferramentas digitais que apoiem os times. O atendimento individual e caso a caso é pouco eficiente, sendo lento e mais caro que alternativas que envolva um fluxo já automatizado.

DEFINIÇÃO DE PROBLEMA RESOLVIDO

O problema poderá ser considerado como resolvido quando forem implementadas não só uma ura cognitiva, mas também alternativas para atendimento via canais de texto no atendimento.

SOLUÇÕES JÁ TESTADAS

A versão 1 da ura ainda está em desenvolvimento e não há solução atual além do tratamento caso a caso e individual dos clientes.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO

Soluções de ura para call center chatbots implementados com inteligência artificial podem trazer grande impacto no processo, reduzindo gargalos no atendimento por conta de sobrecarga de clientes e permitindo a escala de todo o atendimento para um fluxo ainda maior de entrada de novos clientes.