Pela primeira vez, a Cemig, a maior empresa de energia integrada do Brasil, conquistou o quinto lugar na lista entre as companhias mais ativas em Open Innovation no top 10 do Ranking 100 Open Startups. O título inédito reforça, não apenas a liderança em inovação no mercado corporativo, como também a atuação e o relacionamento da companhia com o ecossistema de startups no país. 

A 9ª edição do ranking foi realizada no dia 17/10 em uma cerimônia no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, apresentando as corporações mais abertas à inovação, além das startups mais promissoras do mercado. A Cemig, por sua vez, se destacou em quinto lugar na categoria Energia Elétrica e Renováveis. 

Para o gerente de inovação aberta, Felipe Cardoso dos Reis, a presença da Cemig no top 10 do Ranking Open Startups é um reflexo do trabalho contínuo da companhia em busca de soluções inovadoras para o setor elétrico. “Esse prêmio é um reflexo do trabalho incansável do nosso time e da nossa rede de parceiros, que juntos buscam sempre criar valor, promover a sustentabilidade e desenvolver novas tecnologias que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente”, comemora.   

O Ranking 100 Open Startups atingiu neste ano a marca de mais de 7 mil corporações e 13 mil startups participantes, tornando-se o maior Ranking Corporativo da América Latina em número de participantes e o mais relevante na categoria inovação e startups, segundo os organizadores.   

Inova Cemig.Lab 

O Inova Cemig.Lab foi lançado em fevereiro de 2024, sendo considerado o maior programa de inovação aberta do mercado elétrico nacional. A iniciativa visa o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro. Atualmente, o programa está em seu segundo ciclo e se prepara, em breve, para o lançamento do terceiro edital.  

Por meio do programa, startups submetem propostas de desenvolvimento e validação de soluções aos desafios apresentados pela Cemig. As selecionadas podem receber apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para a realização de Provas de Conceito (PoC) e o desenvolvimento de soluções que, ao final, poderão ser comercializadas. 

Saiba mais sobre o Inova Cemig.Lab.

Sobre o 100 Open Startups 

A 100 Open Startups é uma plataforma de negócios em Open Innovation criada pelo Centro de Open Innovation Brasil e uma coalizão de 106 corporações pioneiras em inovação aberta no Brasil, Colômbia e Índia.  

O objetivo da plataforma é fomentar ecossistemas de Open Innovation conectando startups, corporações e demais atores de inovação.  

Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, principal plataforma de eventos dedicada à prática de open innovation do mundo, que reúne mais de 200 mil profissionais. Já o Ranking 100 Open Startups, publicação anual que monitora, mede e premia a prática de Open Innovation com startups, acontece desde 2006. 

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)