A Cemig, a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH – por meio do projeto H2Brasil promovem, no dia 27 de agosto, das 13h às 17h30, um debate sobre o uso do hidrogênio verde para a descarbonização da indústria do aço. O evento, denominado H2VConnect, será realizado nas instalações da Cemig, em Belo Horizonte, e vai explorar as oportunidades e desafios do hidrogênio verde para o setor siderúrgico, especialmente voltados à produção de aço verde.

“Por meio do projeto H2Brasil, nós, da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, estamos promovendo, há dois anos, uma série de debates sobre a relevância do hidrogênio verde como ferramenta para a descarbonização de setores difíceis de abater. Estivemos falando e conectando pessoas de norte a sul do país e agora temos o privilégio de estar em Belo Horizonte trazendo a discussão sobre essa nova fonte de energia para o estado de Minas Gerais”, diz Bernd dos Santos Mayer, coordenador no H2Brasil.

Descarbonização

A Cemig criou os núcleos de Inteligência Artificial, Future Grid, Geração Sustentável Distribuída, Eletromobilidade, Armazenamento e Hidrogênio Verde com o objetivo de fomentar a transição energética. O gestor do núcleo H2V da Cemig, Thiago Filipe de Matos, destaca, dentre as múltiplas aplicabilidades do H2V, o uso do elemento como combustível para a descarbonização na siderurgia, especialmente em Minas Gerais, que representa quase um terço da produção de aço no Brasil.

“A competitividade internacional de nossos produtos está cada vez mais atrelada a processos sustentáveis e poucas companhias têm o privilégio de uma matriz 100% limpa, como a Cemig, que possibilita essa transição”, explica.

Belo Horizonte sedia evento sobre o uso do hidrogênio verde para a descarbonização da indústria do aço

Time de peso

Representantes da Thyssenkrupp, ArcelorMittal, Eletrobras e Senai estarão presentes para compartilhar suas perspectivas e experiências em um painel de discussões.

Outro destaque do encontro será o matchmaking entre grandes empresas e startups, fomentando parcerias e conexões inovadoras que impulsionem soluções sustentáveis. Os participantes terão a oportunidade de se conectar com profissionais, startups, instituições e empresas do setor, estabelecendo parcerias estratégicas por meio das mesas de matchmaking.

A programação completa e as inscrições já estão disponíveis aqui.

Sobre o H2VConnect

O H2VConnect é uma série de eventos promovidos pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo e pelo projeto H2Brasil, implementado pela GIZ Brasil, com o objetivo de discutir e fomentar a inovação e negócios relacionados ao hidrogênio verde. A série de eventos visa a conectar diversos atores do setor, incluindo grandes empresas, startups, instituições e investidores, promovendo parcerias estratégicas e soluções sustentáveis para um futuro verde e uma transição justa.

H2Brasil

O projeto H2Brasil integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e é financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

Núcleo H2V da Cemig

Buscando contribuir para o posicionamento estratégico de Minas Gerais no desenvolvimento de tecnologias para o H2V, a Cemig está executando um projeto inovador que pretende mapear as possibilidades de produção e uso do H2V no estado. O objetivo do projeto, além de desenvolver uma metodologia para o planejamento estratégico do H2 Verde no contexto das empresas do setor elétrico, é a construção de um “roadmap” que irá nortear a difusão do H2V nos diversos setores produtivos das diferentes regiões do estado, considerando as particularidades dos vários segmentos.

 

Nosso Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PDI obedece à
regulação da ANEEL e suas resoluções posteriores.

(Lei nº 9.991, de julho de 2000)