
Soluções
Com todo este cenário, a tese do hub nasce baseada em algumas tecnologias mais prioritárias focadas na resolução de alguns desafios como a transição energética, a eficiência energética, a digitalização inteligente, a mobilidade sustentável e, por fim, o desenvolvimento e adoção de novas tecnologias que têm o potencial de transformar o setor energético.
Ações
Entre as ações que serão promovidas pelo Cubo Energy, está o scouting, que consiste na seleção e recomendação de startups para corporações parceiras, ampliando as oportunidades de conexão com potenciais clientes e parceiros, ajudando a posicionar suas soluções no mercado.
Os hackathons temáticos serão eventos focados em desafios reais do setor de energia, onde as startups podem desenvolver, testar e aprimorar suas soluções, ganhando visibilidade e reconhecimento no ecossistema.
Além disso, pitch days, innovation day hub, conteúdo por meio de trilha de capacitação em inovação e energia, entre outras iniciativas estão programadas para acontecer no Cubo Energy.
Parcerias
O Cubo Energy é iniciativa de uma parceria entre o Cubo Itaú e Copa Energia, empresa detentora das marcas Liquigás e Copagaz, que atua no engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Além da Cemig, o programa conta também com o apoio da Isa Energia e Auren.
Sobre o Cubo Itaú
Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é um hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico focado na América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups.
O Cubo Itaú tem uma sede na Vila Olímpia, em São Paulo, e em Montevidéu, no Uruguai, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribui com o crescimento das mais de 500 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 25 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo.
O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações e tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial, Suzano, Cargill, Dexco, MPD, Saint-Gobain, ConectCar, iCarros, Wilson Sons, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil, International School, TIM, Stellantis, Jaguar Land Rover, Prudential, NTT Data Brasil, Fundo Vale, IGA, Visa, Wayra Brasil, RD Saúde, Copa Energia, AWS, Microsoft, Oracle e Zallpy. Soma-se a isso a presença de uma comunidade dedicada a Investidores com Antler, BID Lab, HiPartners, Latitud, Norte, SaaSholic, Bewater, Crivo Ventures, Gridx, Indicator, Kamay Ventures, Oxygea, NXTP, Partners for Growth, SP Ventures e Upload com apoio da LAVCA, abvcap e Emerging Venture Capital Fellows, além de parceiros estratégicos, como Instituto Caldeira, FM/Derraik, Abstartups, Innoscience, entre outros. Mais informações podem ser encontradas em: https://cubo.network/.
Fotos: Divulgação/Cubo