Desafio 12

Distribuição

Como melhorar o processo de recuperação de receitas e gestão de inadimplência nos parcelamentos de dívidas?

  • Publicado em: 22/02/2024
  • Atualizado em: 22/02/2024
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DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO

A Cemig, enfrentando, aproximadamente 25 mil processos de parcelamentos de dívidas mensais, vê-se diante de um desafio operacional e financeiro significativo. A inadimplência, seguida de tentativas de parcelamentos via fatura, resulta frequentemente em pagamentos parciais ou na ausência de continuidade nos pagamentos, afetando diretamente a eficiência operacional e a saúde financeira da empresa.

QUAIS AS CAUSAS?

Além do fato de que o financiamento de clientes não faz parte do planejamento estratégico da Cemig que é manter foco no core business, enfrentamos dificuldades de implementação de opções flexíveis de pagamento por cliente. A situação é agravada pela dificuldade em manter um engajamento constante com clientes inadimplentes, levando a uma oportunidade para revisitar e inovar nas estratégias de recuperação de receita por meio de parcelamento de dívidas.

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS

Ausências e/ou interrupções nos pagamentos de parcelas tão logo o cliente seja religado ou tenha a restrição de crédito cancelada provocam sucessivas renegociações e um enorme desafio operacional para a Cemig.

DEFINIÇÃO DE PROBLEMA RESOLVIDO

A solução efetiva para este desafio proporcionará à Cemig um incremento da recuperação de cerca de 20% das dívidas parceladas e um fortalecimento na relação com os clientes, contribuindo para a melhoria da imagem da companhia.

Uma possibilidade é financiamento de clientes com recursos de terceiros em que a Cemig recebe integralmente o valor de fatura atualizada, à vista e sem deságio. Em contrapartida, a empresa parceira financia o cliente com o benefício da cobrança de juros e da mitigação do risco do não recebimento a partir do compromisso da Cemig em colocar o parcelamento na fatura.

SOLUÇÕES JÁ TESTADAS

Até o momento, a Cemig experimentou soluções como financiamentos via cartão de crédito ou boleto, que não atenderam plenamente às necessidades de eficiência e flexibilidade desejadas.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO

  • Parceria com empresas especializadas em gestão de dívidas: Estabelecer uma parceria estratégica com empresas que assumam a gestão de recuperação de dívidas, oferecendo maior flexibilidade e inovação no processo de renegociação;
  • Plataforma digital integrada: Desenvolver uma solução tecnológica que centralize e automatize o processo de renegociação, incorporando opções de pagamento flexíveis e comunicação eficaz com o cliente;
  • Utilização de big data e IA para análise de perfil de clienteImplementar análises preditivas para personalizar as opções de renegociação, melhorando a eficácia na recuperação de receitas e na experiência do cliente.