Desafio 04
Geração Distribuída
Como aprimorar a jornada de novos clientes da geração distribuída, desde a atração de novos leads até a assinatura de contrato?
DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO
O grupo CEMIG possui atuação no segmento de geração distribuída, participando de consórcios de energia solar distribuída remota. Os participantes podem gerar sua própria eletricidade, de forma sustentável e econômica, reduzindo custos na conta de luz e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
A atual jornada de novos clientes no processo de contratação possui muitos atritos, que se refletem em uma alta taxa de desistência e a consequente perda destes leads. A jornada é considerada confusa, pouco intuitiva, e, por ser pouco conclusiva, gera necessidade de intervenção humana para solucionar os problemas.
O objetivo desta demanda, portanto, é a simplificação da jornada de contratação, reduzindo assim a taxa de evasão e diminuindo a necessidade de intervenção humana.
QUAIS AS CAUSAS?
Barreira educacional: O modelo de negócios de empresas de geração distribuída remota e compartilhada pode ser contraintuitiva para muitos clientes. O processo de entendimento do cliente não é fácil e pode gerar desistência.
• Digitalização de documentos: Durante o processo de contratação, é necessária a digitalização da fatura de energia da unidade consumidora do cliente, para dimensionamento da demanda energética e conferência da titularidade do CPF. As ferramentas utilizadas para extração automática dos dados do cliente a partir destes documentos apresentam problemas de acurácia, devido à baixa qualidade das imagens carregadas, levando a um retrabalho manual pelo time de atendimento para recuperação e verificação destes dados. Atualmente, é possível recuperar apenas 17% dos clientes potenciais nessa etapa.
• Entendimento do contrato: O contrato e o termo de adesão são documentos que devem ser assinados na última etapa do processo de vendas. No entanto, a linguagem jurídica rebuscada utilizada e o grande número de termos técnicos geram dúvidas ao potencial cliente. Faltam ainda informações mais intuitivas sobre o produto e o valor entregue ao cliente. Na incerteza das informações contidas, o cliente opta por abandonar a jornada e aguardar um atendimento humano para tirar as suas dúvidas.
• Qualidade do atendimento ao cliente: A eficácia limitada do time de atendimento em recuperar clientes potenciais indica possíveis lacunas nos roteiros elaborados e nas ferramentas e estratégias de atendimento, impactando negativamente a conversão de interessados em clientes efetivos.
EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS
• Perda de clientes potenciais que desistem da jornada de contratação por enfrentar um processo confuso de adesão, contratualização e entendimento do modelo de cobrança. A jornada, ainda, gera dúvidas e resistências que dificultam a recuperação destes leads posteriormente.
• Aumento do retrabalho e dos custos operacionais devido a necessidade de intervenção manual no processo de digitalização dos documentos e inserção de informações. Estes fatores são responsáveis por 80% dos atendimentos manuais em curso.
• O objetivo de aumentar significativamente a base de clientes requer uma escalabilidade do processo de atendimento e aquisição. A atual estrutura pode não ser suficiente para gerenciar o aumento de demanda prevista, sem uma revisão que minimize os pontos de atrito.
DEFINIÇÃO DE PROBLEMA RESOLVIDO
Alguns indicadores podem ser acompanhados para determinar os ganhos e o retorno do investimento com a inovação tecnológica contratada:
• O aumento na receita recuperada a partir dos leads não finalizados;
• A redução de leads em processo de recuperação manual;
• Redução do percentual de processos de adesão não finalizados;
SOLUÇÕES JÁ TESTADAS
Há uma ferramenta para digitalização das contas de energia, mas que ainda gera um índice expressivo de falha na captura das informações. A correção manual das informações, obtidas através de atendimento humano, é uma alternativa em uso, pois os contatos via canais automatizados não se mostraram efetivos para a recuperação expressiva dos clientes em processo de adesão.
Também, foi contratado um serviço de legal design e visual law para adequação do contrato e do termo de adesão para um formato mais amigável, mas o resultado não foi efetivo.
HIPÓTESES DE SOLUÇÃO
É esperado que, com a resolução dessa demanda, a jornada do cliente seja mais intuitiva e educativa, evitando o aparecimento de dúvidas que impeçam o cliente de seguir com a assinatura do contrato e termo de adesão.
Isso pode ser feito com a adoção de novas tecnologias, que possuam maior eficiência no processo de digitalização, automação do atendimento ao cliente e remoção ou ajuste de qualquer processo desnecessário no momento de ativação de novos clientes. A gamificação pode ser implementada para tornar a experiência do cliente mais envolvente e motivadora. Ao combinar tecnologias com elementos lúdicos, a CEMIG pode proporcionar uma experiência mais atraente e interativa para os clientes, reduzindo o atrito e aumentando a eficiência do processo de aquisição e ativação.
Para os documentos, uma abordagem voltada para experiencia do cliente na criação de produtos jurídicos, pode ser uma solução para maior segurança sem abandono da jornada.