Desafio 09

Comercialização

Como garantir previsibilidade de consumo de clientes em contratos, diante da sazonalização e paradas programadas?

  • Publicado em: 22/02/2024
  • Atualizado em: 22/02/2024
  • Encerrado

DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO

A Companhia enfrenta um desafio complexo no gerenciamento de vários contratos de clientes de média e alta tensão que possuem detalhes como sazonalização de energia contratada, paradas programadas, limites, perfis de carga, dentre outros. O desafio se intensifica com o aumento do volume de clientes aptos a operar a sazonalização e o exíguo prazo estipulado para que a Companhia se posicione acerca da proposta de seus clientes. A validação atual desse processo é demorada, manual, comprometendo a eficiência operacional.

QUAIS AS CAUSAS?

Opções como a sazonalização da energia e paradas programadas são vantagens do cliente que migra para mercado livre, permitindo a ele evitar que haja faltas ou sobras de energia ao longo dos meses do ano de acordo com seu perfil de carga. Porém, tais mecanismos também podem ser utilizados para alocar a demanda de energia com viés especulativo, refletindo uma lacuna crítica entre a expectativa de consumo real e a previsão de demanda submetida. Em um mercado cada vez mais dinâmico, onde a precisão na gestão de demanda pode influenciar significativamente a competitividade e a sustentabilidade financeira, a Cemig enfrenta o desafio de modernizar seu processo de validação.

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS

A falha em endereçar essas questões pode culminar em perdas financeiras diretas e oportunidades de mercado não capturadas, num contexto em que a precisão na alocação de recursos energéticos se torna um diferencial estratégico frente à concorrência.

DEFINIÇÃO DE PROBLEMA RESOLVIDO

  • Aumento da capacidade da Companhia em analisar de forma ágil e proativa a sazonalização e paradas programadas apresentada por seus clientes;
  • O desenvolvimento da capacidade de predizer e, com isso, propor a sazonalização a seus clientes baseado no histórico da curva de carga;
  • Novas opções de serviço/produto a serem oferecidos como diferencial de gestão aos clientes livres.

SOLUÇÕES JÁ TESTADAS

Sales Force controla os limites inferior/superior e o somatório da energia no momento do lançamento dos dados pelo cliente. Após o encerramento do cadastro é feita internamente por meio de banco de dados a verificação de discrepâncias significativas em relação ao montante contratado.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO

  • Plataforma de perfil de consumo inteligente: Desenvolver uma plataforma que permita aos clientes visualizar o histórico de consumo do ano anterior. Essa ferramenta poderá incentivar os clientes a submeterem sazonalizações conforme o seu perfil de carga;
  • O contrato de energia prevê como obrigação do cliente a sazonalização da energia para o próximo ano, conforme seu perfil de carga que varia de acordo com a sua produção interna. A parceria é considerada no momento da negociação do contrato, onde são ofertadas condições personalizadas de acordo com seu histórico de relacionamento comercial com a Cemig;
  • Inteligência artificial para análise de documentos: Implementar soluções de IA capazes de analisar os documentos de sazonalização de forma automática, identificando padrões de discrepância em relação ao perfil de carga, emitindo alertas e oferecendo uma avaliação preliminar de risco para cada contrato. Após avaliação dos riscos pela Cemig, a plataforma poderá enviar pedidos de revisão das sazonalizações aos clientes;
  • Integração da plataforma ao Salesforce: Integrar a plataforma ao Salesforce existente responsável pela centralização da gestão e negociação de contratos de sazonalidade. Essa plataforma integrada deveria permitir o registro das solicitações de ajustes e justificativa de forma ágil e transparente, facilitando a interação entre a Cemig e seus clientes;
  • Blockchain para transparência e confiança: Explorar a aplicação de tecnologia blockchain para registrar as negociações e ajustes de demanda na plataforma integrada, garantindo a integridade e a transparência das informações entre a Cemig e seus clientes, e reduzindo disputas.