O Inova Cemig Lab é um programa para o ecossistema de inovação, para promover o empreendedorismo, transformação e mudança, com o propósito de enfrentar desafios e edificar um futuro ainda mais sustentável e eficiente para o setor de energia do brasileiro. Faça parte da construção do amanhã!
O Inova Cemig Lab é a plataforma de inovação aberta da Cemig. Buscará inovações que contribuam com soluções para as dores e oportunidades da empresa e de todo o setor elétrico. É a primeira plataforma de inovação aberta dedicada exclusivamente a conectar startups ao desenvolvimento de soluções inovadoras no âmbito do programa de PDI ANEEL. Esse programa, regulado pela ANEEL, aborda temas estratégicos que visam resolver desafios cruciais no setor de energia, desde a segurança e a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável.
Como coletar informações, medir de forma automatizada e em tempo real as métricas de ESG da CEMIG?
Como otimizar a gestão de contratação e aumentar a eficiência no setor de compras?
Como otimizar a fiscalização e gestão de contratos de fornecimento?
Como otimizar a gestão de suprimentos necessários para a construção e manutenção de
redes?
Como reforçar a segurança em subestações elétricas da CEMIG para evitar invasões
e furtos?
Como contribuir para a descarbonização da frota e aumentar a utilização de veículos
elétricos na CEMIG?
Como unificar a base de dados e centralizar a gestão de um vasto portfólio de imóveis
e ativos?
Como automatizar e potencializar o atendimento aos clientes, explorando os potenciais de inteligência artificial?
Como podemos aprimorar, digitalmente, a eficácia na gestão dos processos das equipes de operação e manutenção de AT, juntamente com a expansão das obras de SE's e LD's, ao adotar os dados como elemento central para a tomada de decisões?
Como podemos explorar plenamente as informações disponíveis na
AMI para gerar novas oportunidades de otimização interna e novas ofertas para nossos clientes?
Como podemos padronizar, categorizar e medir os feedbacks dos clientes em uma plataforma
centralizada, visando potencializar os níveis de satisfação e diminuir o pagamento de compensação?
Como podemos otimizar a alocação das US para as empreiteiras responsáveis pelas obras
(incluindo manutenção preventiva, expansão e projetos comerciais) e ao mesmo tempo integrar todas as informações
relacionadas a essas atividades?
Como maximizar a disponibilidade e eficiência da utilização da frota própria e locada?
Como otimizar o processo de realização de testes amostrais para auditoria?
O programa irá investir até 1,6 milhão de reais nas soluções propostas nas Provas de Conceito (POCs).
As startups selecionadas poderão ganhar um contrato de fornecimento para a Cemig por até 24 meses após a PoC! O Inova Cemig Lab além de ser um projeto pioneiro, é elaborado pela maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil, são bilhões em oportunidades para uma startup se tornar parceira!
Assim como a missão da Cemig, você pode ajudar o mundo com novas formas e ideias de fornecer soluções integradas de energia limpa e acessível à sociedade, de maneira inovadora, sustentável e competitiva. Para juntos, construirmos um amanhã ainda mais sustentável.
Ao longo do programa sua startup receberá mentorias e acompanhamento durante o desenvolvimento das Provas de Conceito (POCs) do time Cemig e Beta-i.
Aberto para participação de startups nacionais e internacionais, o programa visa trazer soluções inovadoras e consolidar iniciativas pioneiras cruzando fronteiras.
Leia atentamente os detalhes para participação, o período de inscrição e os desafios propostos.
Se você tem interesse em participar, envie-nos uma mensagem por meio do formulário de contato abaixo.
Aviso de Privacidade: Os dados pessoais tratados neste formulário serão utilizados única e exclusivamente para a finalidade de inscrição nos projetos do Inova Cemig Lab. As informações serão protegidas e tratadas conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais — LGPD (13.709/2018). Maiores informações sobre como a Cemig realiza o tratamento dos seus dados pessoais são disponibilizadas no site privacidade.cemig.com.br
O time de Inovação da Beta-i Brasil, juntamente com CEMIG, avaliarão as startups inscritas, em relação ao seu produto/serviço, o modo como irá abordar os desafios propostos, sua proposta de valor e como será entregue, além de analisar o seu modelo de negócios. As startups selecionadas passarão para a próxima fase, o Pitch Online.
Se você e sua startup tem soluções para os desafios propostos, baixe o edital do programa e se inscreva!
O programa está dividido em 5 etapas. Candidatura, Pitch Online, Bootcamp, Pilotos das startups selecionadas (POCs) e por fim o Demoday. (mais detalhes abaixo)
Essas 5 etapas serão distribuídas durante 18 meses, tempo de desenvolvimento do programa que pode ser continuado. Abaixo do tópico de cada etapa, haverá a previsão de data para avanço de cada fase, mas elas serão atualizadas conforme o andamento do programa e o encerramento de cada etapa. Esteja atento as informações que receber no email.
Dinâmica para promover o encontro entre as startups selecionadas. Nessa etapa, os empreendedores apresentam suas soluções, usando como base o pitch, uma forma de apresentar um projeto, que costuma ter duração de 3 a 5 minutos. Após o Pitch Online, serão selecionadas as startups que irão avançar para a próxima fase: o Bootcamp.
Uma imersão para as startups com treinamentos dinâmicos e interações com as equipes técnicas da CEMIG, visando o aperfeiçoamento do projeto e do modelo de negócio proposto. Essa é a fase de preparação e seleção das startups que irão desenvolver as POCs. Uma verdadeira oportunidade de se capacitar, aprimorar e deixar o seu projeto ainda melhor.
É hora de sair da teoria e entrar na prática! As POCs são uma demonstração prática em ambiente real de aplicação para a validação das soluções. Dessa forma poderá ser avaliado como a solução proposta se comporta no dia a dia e se poderá avançar para a próxima fase do programa.
Evento final do programa para que as startups que desenvolveram as Provas de Conceito (POCs) com CEMIG possam apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.
O programa Inova Cemig Lab busca, por meio da inovação, transformação e mudança, superar desafios e construir um futuro ainda mais promissor para o setor de energia brasileiro.
Somos o primeiro programa de inovação aberta de alcance internacional, utilizando recursos de P&D da Aneel, e investiremos até 1,6 milhão de reais nas startups participantes.
Buscamos pessoas e startups que compartilhem dos nossos valores e, assim, estabelecer uma relação duradoura, como o próprio programa prevê, com 18 meses de acompanhamento e contratação da solução gerada.
Temos sete temas estratégicos para criar soluções que agreguem valor a cada um deles. Esses temas são: Digitalização do setor elétrico; Armazenamento de energia; Cibersegurança; Inteligência Artificial, Realidade virtual e Aumentada; Hidrogênio; Eletrificação da economia; Energias renováveis, Meio ambiente e Mudanças climáticas.
Maior empresa integrada de energia elétrica do Brasil, atuando em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, e distribuição de gás, com ativos e negócios em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Só em Minas Gerais, mais de 8,7 milhões de consumidores, divididos entre 774 municípios. Tem como missão fornecer soluções integradas de energia limpa e acessível à sociedade, de maneira inovadora, sustentável e competitiva. Alinhando sempre o respeito à vida, integridade, geração de valor, sustentabilidade, responsabilidade social, comprometimento e inovação.
Consultoria de Inovação Colaborativa
A Beta-i, com escritórios em São Paulo e Lisboa, é uma consultoria de inovação colaborativa com alcance global. Somos especialistas em gestão de inovação aberta corporativa, com projetos orientados para pilotos de startups altamente selecionadas, e projetamos produtos e serviços junto com equipes internas.
Usamos a nossa experiência e rede de aceleração para ajudar os ecossistemas a crescer, conectando uma enorme rede de empreendedores, mentores, especialistas, investidores e instituições de conhecimento para resolver coisas que importam.
Atualmente no primeiro ciclo, que é o de inscrições e se encerra dia 28/04/2024.
Sim. O programa Inova Cemig Lab é aberto para startups nacionais e internacionais, não havendo limitação de país.
Não. A solução precisa resolver um problema que um tema estratégico englobe. Os temas são definidos pela PEQuI 2024-2028 do Programa de PDI ANEEL.
Não. Esse é o teto de verba que cada startup poderá receber, não sendo necessário o valor exato que irá ser investido. Mas todos os custos deverão ser comprovados e demonstrados pela startup de acordo com as regras do edital.
Diferentemente de muitos programas de inovação, desde o início já estão estipuladas as formas de contratação e parceria após o período de PoCs conforme falado no edital.
Fique por dentro de todas as novidades do nosso programa! Nosso canal oficial de comunicação é o email, mas você também encontrará todos os comunicados, bem como resultados e demais informações sobre progressos, novas fases, alterações e atualizações das datas de cada ciclo através desta página. Portanto, esteja atento à sua caixa de entrada de email e a nossa página oficial para se manter atualizado quanto ao Inova Cemig Lab.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o Inova Cemig Lab, deixe uma mensagem com seu contato e responderemos o mais breve possível.
Caso a sua startup tenha interesse em apresentar uma solução inovadora para a Cemig, este também é o canal ideal para entrar em contato. Não perca a oportunidade de colaborar com uma das maiores empresas do setor energético. Envie-nos sua proposta e faça parte da transformação que estamos promovendo no mercado de energia.
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A Gerência de Sustentabilidade, confronta-se com desafios cruciais relacionados à
sustentabilidade e à integridade de suas operações. Primeiramente, a empresa luta
para coletar de forma ágil e precisa informações ESG destinadas a atender aos
questionários de ratings de sustentabilidade nacionais e internacionais. Este processo,
apesar de vital para o compromisso da CEMIG com a sustentabilidade, envolve um
elevado custo e o esforço de múltiplos profissionais. Adicionalmente, durante os
contratos com fornecedores, a empresa enfrenta obstáculos ao monitorar os requisitos
ESG, um aspecto que compromete sua reputação e apresenta riscos financeiros e
legais. Tudo precisa ser capturado e analisado de maneira automática. Para enfrentar
essas questões, a criação de um repositório centralizado para coleta de dados e a
implementação de um sistema robusto de registro e alerta são essenciais. Estas
soluções otimizariam o processo de coleta de informações, promoveriam a eficiência
operacional e garantiriam o monitoramento contínuo dos requisitos ESG dos
contratados. Tais avanços não só reforçariam a integridade da marca, mas também
fortaleceriam a posição da CEMIG nas avaliações de sustentabilidade.
O setor de compras da CEMIG enfrenta desafios cruciais em sua operação,
especialmente na eficiente resolução de demandas como licitações de serviços,
licitações de materiais, contratações diretas e alterações contratuais. Anualmente,
esse departamento administra contratos que movimentam cerca quantias de bilhões
de reais. São anualmente milhares de processos, que possuem uma média de
atendimento superior a 40 dias para cada processo. A ausência de automatização, a
dispersão de documentação e não visualização do fluxo de trabalho resultam em uma
grande quantidade de tarefas repetitivas e atrasos, o que faz com que a equipe se
desvie das atividades estratégicas. Diante disso, torna-se essencial otimizar o
gerenciamento, visando diminuir gastos e elevar a eficiência operacional.
A equipe de Fiscalização de Contratos e Pagamentos da CEMIG, em colaboração
com Fornecedores Externos, enfrenta crescentes desafios em relação à gestão e
padronização das medições de serviço. O atual procedimento engloba serviços de
recepção da documentação, análise e fiscalização de documentação contratual, com
uma dependência parcial do software SAP. A maior parte deste processo ainda é
manual, gerando um alto custo anual, na casa de milhões de reais. Esta sistemática,
que envolve diretamente as Áreas Técnicas da CEMIG e o setor compras, tem
mostrado sinais de ineficiência: os eventos adversos cresceram mais de 50% de 2021
para 2022.
A CEMIG enfrenta desafios na logística de seus projetos e serviços, sobretudo na
integração de entregas e adaptação à demanda real. Esta situação origina-se
predominantemente por falhas na coordenação entre áreas, onde materiais são
adquiridos com base em especificações técnicas recebidas e encaminhados para
distribuição e posterior envio às bases operacionais. A comunicação tardia e
divergência nos projetos resultam em aquisições inadequadas, desequilíbrio de
estoque, e consequentemente, desembolsos financeiros desnecessários – resultando
em custos adicionais à empresa. Falta a companhia uma ferramenta integrada de
gestão de projetos que integre todas as partes (engenharia, gestão, estoque,
terceirizados e etc), monitorando e controlando todos os processos.
A equipe de Segurança Patrimonial da CEMIG está diante do desafio urgente de
intensificar a segurança em suas subestações elétricas para prevenir invasões, furtos
e as consequentes interrupções no fornecimento de energia. Esta preocupação é
amplificada ao considerar que 150 subestações, representando 34% do total, já
registraram invasões. Além disso, 243 subestações (54% do total) são classificadas
como de alta criticidade em segurança. Diante dessa realidade, a CEMIG investe
anualmente milhões de reais em serviços de vigilância e em soluções tecnológicas; e,
ainda assim, tem estimativa de prejuízos causados nas instalações, decorrentes de
invasões/vandalismos e furtos, de alguns milhões de reais por ano.
A Diretoria de Serviços Corporativos e Facilities da CEMIG enfrenta o desafio de
descarbonizar uma frota composta por aproximadamente 364 veículos próprios e
1.310 locados. No cenário atual, apenas 3% da frota própria são elétricos, e a frota
locada ainda não adotou este padrão. A motivação para esta transição é dupla:
cumprir o Plano Estratégico da CEMIG, alinhado ao “Movimento Ambição Net Zero” do
Pacto Global da ONU, e enfrentar os elevados custos operacionais. Entre 2018 e
março de 2021, a manutenção da frota e os gastos com combustíveis, ultrapassam R$
10 milhões por ano.
O departamento de gestão de imóveis da CEMIG, que administra um portfólio de
263.956 propriedades – composto por 252.155 imóveis situados na faixa de servidão e
outros 11.801 imóveis próprios – enfrenta uma série de desafios operacionais críticos.
A ausência de uma base de dados unificada e integrada gera obstáculos na aquisição,
gestão de registros e ativos, cadastro, avaliação, alienação, planejamento
ocupacional, administração de imóveis, gestão de contratos de locação e de impostos
e contas. Para tentar solucionar e gerir estas questões, a CEMIG desembolsa
anualmente alguns milhões de reais com pessoal próprio e serviços terceirizados. O
panorama se torna ainda mais desafiador quando se projeta o futuro: o crescimento
anual de propriedades para o ciclo 23-27 está estimado em 2.5 novos imóveis por km
de linha ou rede, indicando um aumento contínuo e acelerado do portfólio que precisa
ser gerido.
A CEMIG busca uma solução inovadora que revolucione o atendimento de dúvidas
relacionadas à composição e variação das contas de energia de seus clientes.
Importante que a solução seja integrada aos principais canais de comunicação
utilizados, como: WhatsApp, e-mail, chat, outros. A meta é melhorar significativamente
o Customer Satisfaction (CSAT), o Net Promoter Score (NPS), a redução do número
de chamados e o tempo médio de atendimento. Isso será possível ao oferecer um
atendimento ágil, automatizado e eficiente.
Quando equipes vão a campo para operar ou fazer manutenção ou quando há obras
de expansão de SE’s e Linhas, as diversas informações necessárias para realizar os
trabalhos estão descentralizadas e por vezes de difícil acesso, gerando problemas
como revisão de tarifa, indefinição de saldo de contrato, não pagamento por falta de
documentos, desalinhamento entre planejado x executado, dentre outros.
Atualmente, o AMI produz um volume expressivo de dados, que são subutilizados
para geração de informações e inteligência para o negócio. Se devidamente tratados,
os dados podem proporcionar: a) melhor gestão de clientes e ativos; b) redução de
custos; c) aumento de receita. O tratamento desses dados pode abranger casos na
manutenção preditiva, detecção de fraude, previsão de demanda, serviços
customizados aos clientes e qualidade de energia.
Hoje há várias fontes de feedback de clientes (AU CEMIG, ouvidoria, Aneel, Reclame
Aqui, NPS, mídias sociais, etc), várias formas de classificação dos problemas e não há
uma integração de todas as reclamações, dificultando o processo para identificação da
causa raiz do problema para evitar que ocorra novamente. Só de reclamações, são
registradas 20 mil por mês. Que mostra um elevadíssimo número de registros que, se
não tiver integração entre canais e uma coordenação para resolvê-los, gera uma
experiência ruim ao cliente CEMIG.
Devido ao grande número de obras realizadas e a quantidade de equipes, de
empreiteiras diferentes, alocadas em cada serviço, surgem desafios como
alinhamento de cronograma de execução das obras, plano de deslocamento logístico
não otimizado, gestão do que está sendo trabalhado em cada obra, bem como seu
status de operação.
A Diretoria de Serviços Corporativos e Facilities da CEMIG enfrenta o desafio de
maximizar a disponibilidade e eficiência da utilização da frota de 362 caminhões
próprios e 1.310 veículos locados. No cenário atual, temos uma indisponibilidade
médio mensal de 3,59% (13 caminhões) da frota própria, que atuam diretamente na
operação de ligação, manutenção, expansão do sistema elétrico do CEMIG. A
objetividade deste desafio é eficientizar a gestão destes ativos, permitindo maior
disponibilidade e utilização inteligente, produzindo redução nos valores contratuais,
custos com gestão, consumo de combustíveis e maximização do produtividade e
seguranço operacional. Contribuir com os diretrizes estratégicas de ESG da Cemig e
minimizar os custos operacionais. Entre 2018 e março de 2021, a manutenção do frota
custou R$ 11.137.250,93, e os gastos com combustíveis, de 2018 o 2020, totalizaram
R$ 35.826.713,44.
A equipe de auditoria interna enfrenta desafios significativos ao realizar testes
amostrais, pois estes só fornecem uma visão parcial dos processos. A ausência de
bases de dados estruturadas e a extensão do universo auditável – como, por exemplo,
a avaliação do uso de EPIs entre mais de 20 mil trabalhadores ou a supervisão de
inúmeras obras espalhadas por Minas Gerais – demandam constantes
deslocamentos, especialmente em testes observacionais. Essa realidade não só eleva
os custos de tempo e recursos, mas também aumenta o risco de conclusões auditivas
que não refletem a realidade integral, comprometendo a eficácia da auditoria. Com o
uso de ferramentas de IA para otimizar o processo de amostragem para auditoria
espera-se economizar recursos na ordem de 2,066 milhões de reais com eficiência
operacional evitando a contratação de 2 auditores por regional (total de 14
profissionais).