O Inova Cemig Lab é um programa para o ecossistema de inovação, para promover o empreendedorismo, transformação e mudança, com o propósito de enfrentar desafios e edificar um futuro ainda mais sustentável e eficiente para o setor de energia do brasileiro. Faça parte da construção do amanhã!

O Inova Cemig Lab é a plataforma de inovação aberta da Cemig. Buscará inovações que contribuam com soluções para as dores e oportunidades da empresa e de todo o setor elétrico. É a primeira plataforma de inovação aberta dedicada exclusivamente a conectar startups ao desenvolvimento de soluções inovadoras no âmbito do programa de PDI ANEEL. Esse programa, regulado pela ANEEL, aborda temas estratégicos que visam resolver desafios cruciais no setor de energia, desde a segurança e a digitalização do setor elétrico até o uso de hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável. 

DESAFIO 1

Sustentabilidade

Como coletar informações, medir de forma automatizada e em tempo real as métricas de ESG da CEMIG?

DESAFIO 2

Suprimentos

Como otimizar a gestão de contratação e aumentar a eficiência no setor de compras?

DESAFIO 3

Suprimentos

Como otimizar a fiscalização e gestão de contratos de fornecimento?

DESAFIO 4

Suprimentos

Como otimizar a gestão de suprimentos necessários para a construção e manutenção de redes?

DESAFIO 5

Serviços Corporativos

Como reforçar a segurança em subestações elétricas da CEMIG para evitar invasões e furtos?



DESAFIO 6

Serviços Corporativos

Como contribuir para a descarbonização da frota e aumentar a utilização de veículos elétricos na CEMIG?


DESAFIO 7

Serviços Corporativos

Como unificar a base de dados e centralizar a gestão de um vasto portfólio de imóveis e ativos?



DESAFIO 8

Distribuição, Comercialização, CEMIG SIM, GASMIG

Como automatizar e potencializar o atendimento aos clientes, explorando os potenciais de inteligência artificial?

DESAFIO 9

Distribuição, Geração e Transmissão

Como podemos aprimorar, digitalmente, a eficácia na gestão dos processos das equipes de operação e manutenção de AT, juntamente com a expansão das obras de SE's e LD's, ao adotar os dados como elemento central para a tomada de decisões?

DESAFIO 10

Distribuição, Geração e Transmissão

Como podemos explorar plenamente as informações disponíveis na AMI para gerar novas oportunidades de otimização interna e novas ofertas para nossos clientes?


DESAFIO 11

Distribuição

Como podemos padronizar, categorizar e medir os feedbacks dos clientes em uma plataforma centralizada, visando potencializar os níveis de satisfação e diminuir o pagamento de compensação?



DESAFIO 12

Distribuição

Como podemos otimizar a alocação das US para as empreiteiras responsáveis pelas obras (incluindo manutenção preventiva, expansão e projetos comerciais) e ao mesmo tempo integrar todas as informações relacionadas a essas atividades?

DESAFIO 13

Serviços Corporativos

Como maximizar a disponibilidade e eficiência da utilização da frota própria e locada?

DESAFIO 14

Auditoria e Gestão de Riscos

Como otimizar o processo de realização de testes amostrais para auditoria?

#1

1,6 milhão de reais

O programa irá investir até 1,6 milhão de reais nas soluções propostas nas Provas de Conceito (POCs).

#2

oportunidade

As startups selecionadas poderão ganhar um contrato de fornecimento para a Cemig por até 24 meses após a PoC! O Inova Cemig Lab além de ser um projeto pioneiro, é elaborado pela maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil, são bilhões em oportunidades para uma startup se tornar parceira!

#3

Continuidade

Assim como a missão da Cemig, você pode ajudar o mundo com novas formas e ideias de fornecer soluções integradas de energia limpa e acessível à sociedade, de maneira inovadora, sustentável e competitiva. Para juntos, construirmos um amanhã ainda mais sustentável.

#4

Contratação

Ao longo do programa sua startup receberá mentorias e acompanhamento durante o desenvolvimento das Provas de Conceito (POCs) do time Cemig e Beta-i.

 

 

 

 

#5

Futuro

Aberto para participação de startups nacionais e internacionais, o programa visa trazer soluções inovadoras e consolidar iniciativas pioneiras cruzando fronteiras.

 

 

 

Formulário de inscrição

Ciclo 1: 22/02/24 à 28/04/24

Leia atentamente os detalhes para participação, o período de inscrição e os desafios propostos.

Se você tem interesse em participar, envie-nos uma mensagem por meio do formulário de contato abaixo.

Aviso de Privacidade: Os dados pessoais tratados neste formulário serão utilizados única e exclusivamente para a finalidade de inscrição nos projetos do Inova Cemig Lab. As informações serão protegidas e tratadas conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais — LGPD (13.709/2018). Maiores informações sobre como a Cemig realiza o tratamento dos seus dados pessoais são disponibilizadas no site privacidade.cemig.com.br

Avaliação de candidatura

Ciclo 1: 29/04/24/ à 08/05/24

O time de Inovação da Beta-i Brasil, juntamente com CEMIG, avaliarão as startups inscritas, em relação ao seu produto/serviço, o modo como irá abordar os desafios propostos, sua proposta de valor e como será entregue, além de analisar o seu modelo de negócios. As startups selecionadas passarão para a próxima fase, o Pitch Online.

 

Se você e sua startup tem soluções para os desafios propostos, baixe o edital do programa e se inscreva!

O programa está dividido em 5 etapas. Candidatura, Pitch Online, Bootcamp, Pilotos das startups selecionadas (POCs) e por fim o Demoday. (mais detalhes abaixo)

Essas 5 etapas serão distribuídas durante 18 meses, tempo de desenvolvimento do programa que pode ser continuado. Abaixo do tópico de cada etapa, haverá a previsão de data para avanço de cada fase, mas elas serão atualizadas conforme o andamento do programa e o encerramento de cada etapa. Esteja atento as informações que receber no email.

Pitch Online

Ciclo 1: 16/05/24

Dinâmica para promover o encontro entre as startups selecionadas. Nessa etapa, os empreendedores apresentam suas soluções, usando como base o pitch, uma forma de apresentar um projeto, que costuma ter duração de 3 a 5 minutos. Após o Pitch Online, serão selecionadas as startups que irão avançar para a próxima fase: o Bootcamp.

Bootcamp

Ciclo 1: 10/06/24

Uma imersão para as startups com treinamentos dinâmicos e interações com as equipes técnicas da CEMIG, visando o aperfeiçoamento do projeto e do modelo de negócio proposto. Essa é a fase de preparação e seleção das startups que irão desenvolver as POCs. Uma verdadeira oportunidade de se capacitar, aprimorar e deixar o seu projeto ainda melhor.

POCs

Pilotos das startups selecionadas

Ciclo 1: 15/07/24

É hora de sair da teoria e entrar na prática! As POCs são uma demonstração prática em ambiente real de aplicação para a validação das soluções. Dessa forma poderá ser avaliado como a solução proposta se comporta no dia a dia e se poderá avançar para a próxima fase do programa.

Demoday

A definir

Evento final do programa para que as startups que desenvolveram as Provas de Conceito (POCs) com CEMIG possam apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.

O programa Inova Cemig Lab busca, por meio da inovação, transformação e mudança, superar desafios e construir um futuro ainda mais promissor para o setor de energia brasileiro.

Somos o primeiro programa de inovação aberta de alcance internacional, utilizando recursos de P&D da Aneel, e investiremos até 1,6 milhão de reais nas startups participantes.

Buscamos pessoas e startups que compartilhem dos nossos valores e, assim, estabelecer uma relação duradoura, como o próprio programa prevê, com 18 meses de acompanhamento e contratação da solução gerada.

Temos sete temas estratégicos para criar soluções que agreguem valor a cada um deles. Esses temas são: Digitalização do setor elétrico; Armazenamento de energia; Cibersegurança; Inteligência Artificial, Realidade virtual e Aumentada; Hidrogênio; Eletrificação da economia; Energias renováveis, Meio ambiente e Mudanças climáticas.

Realizador

Maior empresa integrada de energia elétrica do Brasil, atuando em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, e distribuição de gás, com ativos e negócios em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Só em Minas Gerais, mais de 8,7 milhões de consumidores, divididos entre 774 municípios. Tem como missão fornecer soluções integradas de energia limpa e acessível à sociedade, de maneira inovadora, sustentável e competitiva. Alinhando sempre o respeito à vida, integridade, geração de valor, sustentabilidade, responsabilidade social, comprometimento e inovação.

Parceiro do programa

Consultoria de Inovação Colaborativa

A Beta-i, com escritórios em São Paulo e Lisboa, é uma consultoria de inovação colaborativa com alcance global. Somos especialistas em gestão de inovação aberta corporativa, com projetos orientados para pilotos de startups altamente selecionadas, e projetamos produtos e serviços junto com equipes internas.

Usamos a nossa experiência e rede de aceleração para ajudar os ecossistemas a crescer, conectando uma enorme rede de empreendedores, mentores, especialistas, investidores e instituições de conhecimento para resolver coisas que importam.

https://www.beta-i.com/

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Atualmente no primeiro ciclo, que é o de inscrições e se encerra dia 28/04/2024.

Sim. O programa Inova Cemig Lab é aberto para startups nacionais e internacionais, não havendo limitação de país.

Não. A solução precisa resolver um problema que um tema estratégico englobe. Os temas são definidos pela PEQuI 2024-2028 do Programa de PDI ANEEL.

Não. Esse é o teto de verba que cada startup poderá receber, não sendo necessário o valor exato que irá ser investido. Mas todos os custos deverão ser comprovados e demonstrados pela startup de acordo com as regras do edital.

Diferentemente de muitos programas de inovação, desde o início já estão estipuladas as formas de contratação e parceria após o período de PoCs conforme falado no edital.

Fique por dentro de todas as novidades do nosso programa! Nosso canal oficial de comunicação é o email, mas você também encontrará todos os comunicados, bem como resultados e demais informações sobre progressos, novas fases, alterações e atualizações das datas de cada ciclo através desta página. Portanto, esteja atento à sua caixa de entrada de email e a nossa página oficial para se manter atualizado quanto ao Inova Cemig Lab.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o Inova Cemig Lab, deixe uma mensagem com seu contato e responderemos o mais breve possível. 

Caso a sua startup tenha interesse em apresentar uma solução inovadora para a Cemig, este também é o canal ideal para entrar em contato.  Não perca a oportunidade de colaborar com uma das maiores empresas do setor energético. Envie-nos sua proposta e faça parte da transformação que estamos promovendo no mercado de energia.

Preencha o formulário abaixo

Aviso de Privacidade: Os dados pessoais tratados neste formulário serão utilizados única e exclusivamente para a finalidade de entrar em contato. As informações serão protegidas e tratadas conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais — LGPD (13.709/2018). Maiores informações sobre como a Cemig realiza o tratamento dos seus dados pessoais são disponibilizadas no site privacidade.cemig.com.br

Inova Cemig Lab: inovacemiglab@cemig.com.br

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0800 721 0116

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Desafio 1

Sustentabilidade

Como coletar informações, medir de forma automatizada e em tempo real as métricas de ESG da CEMIG?

A Gerência de Sustentabilidade, confronta-se com desafios cruciais relacionados à sustentabilidade e à integridade de suas operações. Primeiramente, a empresa luta para coletar de forma ágil e precisa informações ESG destinadas a atender aos questionários de ratings de sustentabilidade nacionais e internacionais. Este processo, apesar de vital para o compromisso da CEMIG com a sustentabilidade, envolve um elevado custo e o esforço de múltiplos profissionais. Adicionalmente, durante os contratos com fornecedores, a empresa enfrenta obstáculos ao monitorar os requisitos ESG, um aspecto que compromete sua reputação e apresenta riscos financeiros e legais. Tudo precisa ser capturado e analisado de maneira automática. Para enfrentar essas questões, a criação de um repositório centralizado para coleta de dados e a implementação de um sistema robusto de registro e alerta são essenciais. Estas soluções otimizariam o processo de coleta de informações, promoveriam a eficiência operacional e garantiriam o monitoramento contínuo dos requisitos ESG dos contratados. Tais avanços não só reforçariam a integridade da marca, mas também fortaleceriam a posição da CEMIG nas avaliações de sustentabilidade.

Desafio 2

Suprimentos

Como otimizar a gestão de contratação e aumentar a eficiência no setor de compras?

O setor de compras da CEMIG enfrenta desafios cruciais em sua operação, especialmente na eficiente resolução de demandas como licitações de serviços, licitações de materiais, contratações diretas e alterações contratuais. Anualmente, esse departamento administra contratos que movimentam cerca quantias de bilhões de reais. São anualmente milhares de processos, que possuem uma média de atendimento superior a 40 dias para cada processo. A ausência de automatização, a dispersão de documentação e não visualização do fluxo de trabalho resultam em uma grande quantidade de tarefas repetitivas e atrasos, o que faz com que a equipe se desvie das atividades estratégicas. Diante disso, torna-se essencial otimizar o gerenciamento, visando diminuir gastos e elevar a eficiência operacional.

Desafio 3

Suprimentos

Como otimizar a fiscalização e gestão de contratos de fornecimento?

A equipe de Fiscalização de Contratos e Pagamentos da CEMIG, em colaboração com Fornecedores Externos, enfrenta crescentes desafios em relação à gestão e padronização das medições de serviço. O atual procedimento engloba serviços de recepção da documentação, análise e fiscalização de documentação contratual, com uma dependência parcial do software SAP. A maior parte deste processo ainda é manual, gerando um alto custo anual, na casa de milhões de reais. Esta sistemática, que envolve diretamente as Áreas Técnicas da CEMIG e o setor compras, tem mostrado sinais de ineficiência: os eventos adversos cresceram mais de 50% de 2021 para 2022.

Desafio 4

Suprimentos

Como otimizar a gestão de suprimentos necessários para a construção e manutenção de redes?

A CEMIG enfrenta desafios na logística de seus projetos e serviços, sobretudo na integração de entregas e adaptação à demanda real. Esta situação origina-se predominantemente por falhas na coordenação entre áreas, onde materiais são adquiridos com base em especificações técnicas recebidas e encaminhados para distribuição e posterior envio às bases operacionais. A comunicação tardia e divergência nos projetos resultam em aquisições inadequadas, desequilíbrio de estoque, e consequentemente, desembolsos financeiros desnecessários – resultando em custos adicionais à empresa. Falta a companhia uma ferramenta integrada de gestão de projetos que integre todas as partes (engenharia, gestão, estoque, terceirizados e etc), monitorando e controlando todos os processos.

Desafio 5

Serviços Corporativos

Como reforçar a segurança em subestações elétricas da CEMIG para evitar invasõese furtos?

A equipe de Segurança Patrimonial da CEMIG está diante do desafio urgente de intensificar a segurança em suas subestações elétricas para prevenir invasões, furtos e as consequentes interrupções no fornecimento de energia. Esta preocupação é amplificada ao considerar que 150 subestações, representando 34% do total, já registraram invasões. Além disso, 243 subestações (54% do total) são classificadas como de alta criticidade em segurança. Diante dessa realidade, a CEMIG investe anualmente milhões de reais em serviços de vigilância e em soluções tecnológicas; e, ainda assim, tem estimativa de prejuízos causados nas instalações, decorrentes de invasões/vandalismos e furtos, de alguns milhões de reais por ano.

Desafio 6

Serviços Corporativos​

Como contribuir para a descarbonização da frota e aumentar a utilização de veículos elétricos na CEMIG?

A Diretoria de Serviços Corporativos e Facilities da CEMIG enfrenta o desafio de descarbonizar uma frota composta por aproximadamente 364 veículos próprios e 1.310 locados. No cenário atual, apenas 3% da frota própria são elétricos, e a frota locada ainda não adotou este padrão. A motivação para esta transição é dupla: cumprir o Plano Estratégico da CEMIG, alinhado ao “Movimento Ambição Net Zero” do Pacto Global da ONU, e enfrentar os elevados custos operacionais. Entre 2018 e março de 2021, a manutenção da frota e os gastos com combustíveis, ultrapassam R$ 10 milhões por ano.

Desafio 7

Serviços Corporativos​

Como unificar a base de dados e centralizar a gestão de um vasto portfólio de imóveis e ativos?

O departamento de gestão de imóveis da CEMIG, que administra um portfólio de 263.956 propriedades – composto por 252.155 imóveis situados na faixa de servidão e outros 11.801 imóveis próprios – enfrenta uma série de desafios operacionais críticos. A ausência de uma base de dados unificada e integrada gera obstáculos na aquisição, gestão de registros e ativos, cadastro, avaliação, alienação, planejamento ocupacional, administração de imóveis, gestão de contratos de locação e de impostos e contas. Para tentar solucionar e gerir estas questões, a CEMIG desembolsa anualmente alguns milhões de reais com pessoal próprio e serviços terceirizados. O panorama se torna ainda mais desafiador quando se projeta o futuro: o crescimento anual de propriedades para o ciclo 23-27 está estimado em 2.5 novos imóveis por km de linha ou rede, indicando um aumento contínuo e acelerado do portfólio que precisa ser gerido.

Desafio 8

Distribuição, Comercialização, CEMIG SIM, GASMIG

Como automatizar e potencializar o atendimento aos clientes, explorando os potenciais de inteligência artificial?

A CEMIG busca uma solução inovadora que revolucione o atendimento de dúvidas relacionadas à composição e variação das contas de energia de seus clientes. Importante que a solução seja integrada aos principais canais de comunicação utilizados, como: WhatsApp, e-mail, chat, outros. A meta é melhorar significativamente o Customer Satisfaction (CSAT), o Net Promoter Score (NPS), a redução do número de chamados e o tempo médio de atendimento. Isso será possível ao oferecer um atendimento ágil, automatizado e eficiente.

Desafio 9

Distribução, Geração e Transmissão

Como podemos aprimorar, digitalmente, a eficácia na gestão dos processos das equipes de operação e manutenção de AT, juntamente com a expansão das obras de SE's e LD's, ao adotar os dados como elemento central para a tomada de decisões?

Quando equipes vão a campo para operar ou fazer manutenção ou quando há obras de expansão de SE’s e Linhas, as diversas informações necessárias para realizar os trabalhos estão descentralizadas e por vezes de difícil acesso, gerando problemas como revisão de tarifa, indefinição de saldo de contrato, não pagamento por falta de documentos, desalinhamento entre planejado x executado, dentre outros.

Desafio 10

Distribuição, Geração e Transmissão

Como podemos explorar plenamente as informações disponíveis na AMI para gerar novas oportunidades de otimização interna e novas ofertas para nossos clientes?

Atualmente, o AMI produz um volume expressivo de dados, que são subutilizados para geração de informações e inteligência para o negócio. Se devidamente tratados, os dados podem proporcionar: a) melhor gestão de clientes e ativos; b) redução de custos; c) aumento de receita. O tratamento desses dados pode abranger casos na manutenção preditiva, detecção de fraude, previsão de demanda, serviços customizados aos clientes e qualidade de energia.

Desafio 11

Distribuição

Como podemos padronizar, categorizar e medir os feedbacks dos clientes em uma plataforma centralizada, visando potencializar os níveis de satisfação e diminuir o pagamento de compensação?

Hoje há várias fontes de feedback de clientes (AU CEMIG, ouvidoria, Aneel, Reclame Aqui, NPS, mídias sociais, etc), várias formas de classificação dos problemas e não há uma integração de todas as reclamações, dificultando o processo para identificação da causa raiz do problema para evitar que ocorra novamente. Só de reclamações, são registradas 20 mil por mês. Que mostra um elevadíssimo número de registros que, se não tiver integração entre canais e uma coordenação para resolvê-los, gera uma experiência ruim ao cliente CEMIG.

Desafio 12

Distribuição​

Como podemos otimizar a alocação das US para as empreiteiras responsáveis pelas obras (incluindo manutenção preventiva, expansão e projetos comerciais) e ao mesmo tempo integrar todas as informações relacionadas a essas atividades?

Devido ao grande número de obras realizadas e a quantidade de equipes, de empreiteiras diferentes, alocadas em cada serviço, surgem desafios como alinhamento de cronograma de execução das obras, plano de deslocamento logístico não otimizado, gestão do que está sendo trabalhado em cada obra, bem como seu status de operação.

Desafio 13

Serviços Corporativos

Como maximizar a disponibilidade e eficiência da utilização da frota própria e locada?

A Diretoria de Serviços Corporativos e Facilities da CEMIG enfrenta o desafio de maximizar a disponibilidade e eficiência da utilização da frota de 362 caminhões próprios e 1.310 veículos locados. No cenário atual, temos uma indisponibilidade médio mensal de 3,59% (13 caminhões) da frota própria, que atuam diretamente na operação de ligação, manutenção, expansão do sistema elétrico do CEMIG. A objetividade deste desafio é eficientizar a gestão destes ativos, permitindo maior disponibilidade e utilização inteligente, produzindo redução nos valores contratuais, custos com gestão, consumo de combustíveis e maximização do produtividade e seguranço operacional. Contribuir com os diretrizes estratégicas de ESG da Cemig e minimizar os custos operacionais. Entre 2018 e março de 2021, a manutenção do frota custou R$ 11.137.250,93, e os gastos com combustíveis, de 2018 o 2020, totalizaram R$ 35.826.713,44. 

Desafio 14

Auditoria e Gestão de Riscos

Como otimizar o processo de realização de testes amostrais para auditoria?

A equipe de auditoria interna enfrenta desafios significativos ao realizar testes amostrais, pois estes só fornecem uma visão parcial dos processos. A ausência de bases de dados estruturadas e a extensão do universo auditável – como, por exemplo, a avaliação do uso de EPIs entre mais de 20 mil trabalhadores ou a supervisão de inúmeras obras espalhadas por Minas Gerais – demandam constantes deslocamentos, especialmente em testes observacionais. Essa realidade não só eleva os custos de tempo e recursos, mas também aumenta o risco de conclusões auditivas que não refletem a realidade integral, comprometendo a eficácia da auditoria. Com o uso de ferramentas de IA para otimizar o processo de amostragem para auditoria espera-se economizar recursos na ordem de 2,066 milhões de reais com eficiência operacional evitando a contratação de 2 auditores por regional (total de 14 profissionais).